Geral

Luiz Frias retira irmã de diretoria de redação da Folha de S. Paulo; caso envolve disputa familiar

Divulgação/ Folha de S. Paulo
Sérgio Dávila substitui Maria Cristina Frias. Funcionários esperam cortes radicias na redação nos próximos dias  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Folha de S. Paulo

Publicado em 20/03/2019, às 14h27   Redação BNews



Presidente do Grupo Folha, Luiz Frias destituiu a irmã, Maria Cristina Frias, do cargo de Diretora de Redação do jornal Folha de S. Paulo. Editor-executivo desde 2010 e com 25 anos de casa, Sérgio Dávila assumiu o posto.

Segundo comunicado divulgado oficialmente pelo grupo, a decisão de retirar Maria Cristina do cargo foi tomada por maioria dos acionistas da empresa que edita o jornal Folha de S. Paulo. Ela estava na função há seis meses, desde a morte do irmão Otávio Frias Filho, em agosto do ano passado. 

No entanto, segundo reportagem do site Brazil Journal, a saída de Maria Cristina tem como pano de fundo uma disputa familiar pela reestruturação societária do Grupo Folha e a distribuição de dividendos dos negócios lucrativos da família.

O Grupo Folha controla o UOL, que por sua vez controla a PagSeguro. Ambos os negócios foram criados por Luiz Frias enquanto Otavio e Maria Cristina se dedicavam ao jornal. Os dois últimos defendiam que dividendos dos negócios da família ajudassem a custear a Folha de S. Paulo. No entanto, Luiz defende que o jornal viva por seus próprios meios e se recusa a investir na publicação. 

Com Luiz no comando, o jornal deve reduzir de tamanho. A expectativa na redação é de cortes radicais nos próximos dias.

Veja comunicado divulgado para funcionários:
“Acionistas da empresa que edita a Folha decidiram por maioria nesta segunda (18) nomear o jornalista Sérgio Dávila para exercer a função de diretor de Redação do jornal.

Há 25 anos no jornal, Dávila ocupava o cargo de editor-executivo havia 9 anos, por escolha de Otavio Frias Filho, com quem conviveu diariamente por 14 anos e de quem recebeu a missão de zelar pelos preceitos do Projeto Folha: prática de jornalismo independente, crítico e apartidário, assegurada por uma empresa com saúde financeira.

Dávila sucede a Maria Cristina Frias, acionista que foi titular durante seis meses.

Luiz Frias, presidente do Grupo Folha / Empresa Folha da Manhã S.A.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp