Geral

Salvador é a quinta capital com mais homicídios no país, aponta Atlas da Violência

Carla Ornelas/ GOVBA
Segundo o levantamento, a capital baiana teve taxa de 63,5 homicídios por 100 mil habitantes em 2017  |   Bnews - Divulgação Carla Ornelas/ GOVBA

Publicado em 05/08/2019, às 12h21   Bruno Luiz



Salvador é quinta cidade mais violenta do país. É o que apontam dados do “Atlas da Violência - Retrato dos Municípios Brasileiros 2019”, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira (5).

Segundo o levantamento, a capital baiana teve taxa de 63,5 homicídios por 100 mil habitantes em 2017. A cidade perde apenas para as capitais Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Belém (PA) e Natal (RN). Por outro lado, fica à frente das três maiores capitais brasileiras: São Paulo (27°), Rio de Janeiro (18°) e Belo Horizonte (23°). 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Apesar dos números, Salvador não figura nos primeiros lugares no grupo das capitais com maior aumento na quantidade de homicídios de 2016 para 2017. No período de um ano, a taxa subiu 4,3%, Por outro lado, esse crescimento interrompe uma tendência de queda verificada no número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) nos últimos anos. De 2012 a 2017, o decréscimo registrado foi de 12,4%. 

O estudo aponta que facções criminosas que disputam o tráfico de drogas no estado estão entre as causas do aumento da violência nas municípios baianos. O levantamento cita, entre elas, o Bonde do Maluco (BDM), Comando da Paz (CP), Katiara e Caveira. O Atlas também diz que as duas maiores facções do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) estão presentes no estado e buscam se associar às quadrilhas locais no fornecimento de armas e drogas.

A pesquisa ainda faz uma espécie de diagnóstico da política de segurança pública implementada no estado e aponta que ela está contribuindo para aumentar a violência, ao invés de reduzi-la. 

“Para completar o quadro da violência na Bahia, o estado tem adotado uma linha de enfrentamento e embrutecimento no uso de suas forças policiais, melhor do que a inteligência e investigação, o que tem ajudado a alimentar o ciclo de violência”, diz trecho do Atlas. 

Confira aqui o estudo na íntegra.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)