Geral

40 anos do TCM é comemorado com muita festa

Imagem 40 anos do TCM é comemorado com muita festa
O evento contou com a presença de autoridades e servidores do Tribunal; Governador marcou presença   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/11/2011, às 12h55   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Os 40 anos do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) foi comemorado com a realização do “Fórum TCM-BA – 40 anos a Serviço da Cidadania”, que movimentou durante dois dias – quinta (24) e sexta-feira (25) -, o Salão Xangô do Centro de Convenções, em Salvador.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades e servidores do TCM que presenciaram o discurso do Governador Jaques Wagner que utilizou o púlpito do salão para alfinetar governos passados. “Parabenizo ao TCM pela sua importante história, não esquecendo que viemos de governos ausentes de democracias e de ditadores, onde as leis eram praticadas pela vontade de seus interesses”, disse Wagner.

O governador salientou ainda que o TCM, como grande esclarecedor aos gestores municipais da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal -, tem dado provas de modernização em suas ações, abordando que “precisamos massificar a LRF para evitar que os municípios gastem indevidamente, causando descontrole nas contas públicas municipais e este tem sido um eficiente serviço prestado pelo TCM”.

O primeiro discurso, contudo, foi do presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, que discorreu sobre a história da instituição, mostrou as realizações das gestões anteriores e da atual equipe de trabalho, as dificuldades e os avanços, de forma muito abrangentes, homenageando todos os segmentos que ajudaram a construir um Tribunal que “para nossa honra e orgulho, tem merecido o respeito da sociedade baiana e brasileira”.

O presidente, entre outras ações do TCM, enalteceu a parceria com o presidente da UPB – União dos Municípios da Bahia -, prefeito Luiz Carlos Caetano, que, “sabendo da posição fiscalizadora de nossa instituição, foi sempre muito participativo para que pudéssemos realizar 13 Encontros de Capacitação e Orientação com os Gestores Municipais”, um na capital e 12 outros em sedes de Inspetorias pelo interior.

Também, falou no início do evento, o vice-governador Otto Alencar, que por muito tempo exerceu as funções de Conselheiro do TCM, dizendo que “como já conheço os dois lados, tanto como conselheiro quanto como atualmente executivo estadual, entendo exatamente as dificuldades de cada um desses setores”, acrescentando que “não é gosto dos conselheiros do TCM rejeitarem contas, mas têm que cumprir a Lei”.

Entre os demais presentes na abertura dos trabalhos estiveram o vice presidente do TCM, Conselheiro Fernando Vita, o corregedor, Conselheiro Raimundo Moreira, e os Conselheiros Francisco Netto, José Alfredo Rocha Dias, Paolo Marconi e Plínio Carneiro Filho.   

Também estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, o prefeito de Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro, o Ministro do TCU – Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, que proferiu o discurso de encerramento nesta sexta-feira.

Foto: TCM

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp