Geral

Fieis comemoram com fé o dia de Nossa Senhora da Conceição

Imagem Fieis comemoram com fé o dia de Nossa Senhora da Conceição
Santa completa 40 anos como padroeira de Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/12/2011, às 07h22   Redação Bocão News




Munidos de muita fé, cerca de 4.000 fieis, de acordo com a estimativa da Polícia Militar, lotaram a Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, na manhã desta quinta-feira (8), para celebrar o Dia da padroeira de Salvador. Além disso, hoje os devotos têm mais um motivo para festejar a data: a santa completa 40 anos como padroeira principal da Bahia.

A celebração começou logo cedo, com missas celebradas às 5h, 6h e 7h. Às 9h, os fiéis fizeram orações e louvaram a santa em uma missa solene, presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

“É uma história que se confunde com a história de Salvador e do Estado. Há 40 anos, o papa só confirmou o que o povo decidiu. A população foi quem escolheu Nossa Senhora da Conceição da praia como padroeira desta cidade”, afirmou Dom Murilo Krieger.

Em seguida, um dos momentos mais esperados dos festejos: os devotos, acompanhados das  imagens do menino Jesus, de São José e da Imaculada Conceição, do saíram m da basílica e caminharam pelas ruas do Comércio, com destino aos galpões da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Logo depois, os fieis retornaram para a igreja.

O sincretismo religioso, mais uma vez, foi uma das marcas da comemoração deste ano. Além dos católicos, representantes de religiões de matriz africana participaram da comemoração.  

O Pai Ricardo de Oxum, frequenta os festejos há 15 e, misturados aos católicos, deu banhos de folhas nos fieis. “Encaro esse dia com muita alegria e muita fé. Nossa Senhora da Conceição da Praia, para o povo de Santo, é representada por Oxum, que é a dona da minha cabeça. É um momento de comemoração”, disse.

Chuva de bênçãos

Nem mesmo a chuva esfriou o fervor dos fieis. Quando mais chovia, mais o devotos cantavam e homenageavam Nossa Senhora da Conceição da Praia. “É uma chuva de bênçãos para todos nós”, gritou dona Evelina Borges, de 68 anos.



“A chuva começou. Tenho a certeza de que é um sinal das graças que a Mãe de Jesus está conseguindo junto ao seu Filho para Salvador e para a Bahia”, disse Dom Murilo Krieger.

Pelegrino fiel

Outro destaque das comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia foi a presença do deputado federal Nelson Pelegrino (PT).  Católico, o pré-candidato a prefeitura de Salvador acompanhou de perto a missa e, inclusive, ajudou a carregar a imagem da santa, durante o cortejo.


“Fico muito feliz em participar. Sempre que posso, estou homenageando Nossa Senhora da Conceição da Praia. É emocionante ver a enorme participação popular de pessoas que, inclusive, vêm do interior da Bahia, só para ver a celebração”, afirma Pelegrino.

As missas continuam durante o período da tarde, às 16h, e termina às 18h. Depois da comemoração religiosa, a festa de Nossa Senhora de Conceição da Praia dá espaço para os festejos profanos.


Nota publicada às 9h de quinta (8)


Fotos: Gilberto Júnior//Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp