Geral

Presidente da Petrobras comemora 70 anos do poço Candeias-1

Publicado em 15/12/2011, às 17h27   Redação Bocão News



O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participará no domingo, 18, da cerimônia de formatura de 2090 jovens e adultos, alunos da 10ª fase do projeto de alfabetização para adultos Mova-Brasil. Os estudantes representarão 41 municípios baianos e a solenidade será realizada no Complexo Educacional Jiquitaia (Centro Múltiplo Oscar Cordeiro). Na manhã de segunda, 19, o presidente da Petrobras participa da cerimônia comemorativa dos 70 anos do início da produção de Candeias, e à tarde, estará presente no lançamento da pedra fundamental da Torre Pituba, primeiro "edifício verde" da Petrobras na Bahia. 
MOVA-BRASIL - Desenvolvido em parceria entre a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire; o objetivo do projeto Mova-Brasil é a alfabetização de jovens e adultos por meio de visão crítica de sua realidade. Até o final de 2011, 31.550 pessoas aprenderão a ler e escrever em 10 estados brasileiros (Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro). Desde o início do projeto, em 2003, o Mova-Brasil alfabetizou 172.476 brasileiros maiores de 15 anos, sendo 28.860 baianos. A aluna mais idosa a receber o diploma é Maria Pulquéria que, aos 90 anos, aprendeu a assinar seu nome. 
CANDEIAS - 1 - Na manhã do dia seguinte (19/12), o presidente Gabrielli participa de cerimônia comemorativa dos 70 anos de início de produção de Candeias-1, primeiro poço de petróleo economicamente viável no Brasil. Para comemorar o marco, a Companhia vai lançar, durante a cerimônia, selo comemorativo em parceria com os Correios. Candeias-1, no Recôncavo baiano, entrou em produção em 1941 e colocou o país no seleto grupo de países produtores de petróleo. A unidade da Petrobras foi criada em 1953, 12 anos após a descoberta de Candeias, e continua em produção até hoje. Após o evento haverá coletiva de imprensa com o presidente.
EDIFÍCIO VERDE - Ainda no dia 19/12 (segunda), o presidente participará do lançamento da pedra fundamental da Torre Pituba, no bairro do Itaigara. No local será construída a nova sede da Petrobras, com capacidade para 6.500 empregados. O edifício tem a certificação ambiental Leed, selo internacional emitido pelo Green Building Council, entidade que reúne diversos representantes da construção civil dos Estados Unidos. A fachada terá vidros com isolamento térmico e acústico, além de painéis solares, o que permitirá economia de energia. O empreendimento também vai gerar cerca de 1.800 postos de trabalho.
Serviço: Agenda do presidente Gabrielli em Salvador (BA)
Formatura Projeto de Alfabetização Mova-Brasil
Data: domingo (18/12), às 9h
Local: Complexo Educacional Jiquitaia (Centro Múltiplo Oscar Cordeiro)
End.: Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 1861, no bairro Água de Meninos 
Cerimônia 70 anos primeiro poço de produção comercial de petróleo no Brasil - com coletiva de imprensa
Data: segunda (19/12), às 10h
Local: Poço de Candeias 1, na região de São Francisco do Conde
End.: Estrada BA 523, km 04
Lançamento da pedra fundamental da nova sede da Petrobras em Salvador
Data: segunda (19 /12), às 16h
Local: Sede da Petrobras
End.: Av. Antônio Carlos Magalhães, 1113, bairro Itaigara 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp