Geral

Enem 2010

Publicado em 07/11/2010, às 08h04   Redação Bocão News



Problemas com gabarito, erro de impressão e trânsito marcaram primeiro dia do Enem 2010. O gabarito da prova desta sábado (6) teve o cabeçalho invertido. A prova apresentava as questões divididas entre ciências da natureza e ciências humanas. O caderno de respostas tinha a mesma divisão de área, mas com ordem trocada; a ordem numérica, porém, estava correta.

Houve desencontro de informações e, em alguns locais de prova, os candidatos foram orientados a preencher o gabarito invertendo a ordem das respostas - o que é incorreto, uma vez que a ordem numérica das respostas não havia sido alterada.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  informa que os candidatos que preencheram o gabarito de forma errada poderão recorrer pela internet. Ainda não foram definidos o período e o endereço em que os estudantes poderão se manifestar.

Estudantes também encontraram questões duplicadas e com ordem trocada no caderno amarelo do exame. Após a questão 29, em vez de vir a de número 30, vinha a 33.

O governo confirmou a existência de erros em alguns lotes desse caderno e prometeu apuração interna para levantar as informações.

Em Salvador, algumas escolas tiveram alta abstenção neste sábado. No Colégio Manuel Vitorino, de 640 alunos listados, 218 não compareceram. No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a abstenção também foi grande: um terço dos alunos não compareceu, havia 900 participantes cadastrados, mas cerca de 300 não foram prestar o exame. No bairro da Liberdade, no colégio Duque de Caxias, a abstenção foi de 246 faltosos num total de 794 inscritos.

Muitos estudantes chegaram atrasados para as provas no centro da capital baiana. No colégio Central, por exemplo, alguns candidatos chegaram com um minuto de atraso. Os portões fecharam-se impreterivelmente às 11h55. O engarrafamento próximo aos locais de prova causou desespero em candidatos que chegavam de carro: muitos desceram dos automóveis para terminar o percurso até os locais a pé.

Neste domingo (7) o tempo do exame na Bahia vai das 12h às 17h30 (pelo horário de Brasília, as provas acontecem das 13h às 18h30, nos estados que aderem ao horário de verão). Serão aplicadas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes precisarão dar conta de 90 questões e mais a prova de Redação, no tempo de cinco horas e meia.  

Enem 2009

A edição do exame do ano passado também sofreu contratempos, tanto com o vazamento da prova, que teve que ser cancelada e refeita, quanto com a segunda edição do exame, em que o primeiro gabarito oficial divulgado apresentava erros.

O exame, que seria aplicado em 3 de outubro de 2009, acabou sendo aplicado somente em dezembro. Isso impossibilitou o uso do Enem em diversos vestibulares que tradicionalmente utilizavam a nota do exame, tais como o da Fuvest (Fundação universitária o vestibular da USP) e o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp