Geral

Baianos nas favelas

Publicado em 22/12/2011, às 07h54   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador é a 2ª capital do país com maior número de população morando em favelas, o equivalente a 33% dos baianos. O Estado perde apenas para o Pará, que tem doze das 50 maiores favelas do país.

É o que revela os dados divulgados na última quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.  De acordo com a pesquisa, em comparação ao Censo 2010, um em cada três habitantes da capital baiana mora em ocupações irregulares, definidas como aglomerados subnormais.  

Os dados indicam que os 280 conjuntos de moradias existentes nas dez regiões do Estado (Camaçari, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Itaparica, Lauro de Freitas, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz), concentram um total de 882 mil pessoas. Só em Salvador , o número representa 25,7% dos habitantes.

Ainda segundo o IBGE, o bairro da capital baiana com maior concentração de favelas é Valéria, que abriga 21.264 pessoas, distribuídas por 6.516 unidades habitacionais subnormais. Na sequência estão Nova Sussuarana, Nova Constituinte, Fazenda Grande do Retiro e Bairro da Paz.

Foto: Fabíola Lima 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp