Geral

O metrô de Salvador, enfim, andou

Imagem O metrô de Salvador, enfim, andou
João Henrique inicia testes ao lado da nova primeira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/12/2011, às 16h45   Caroline Gois




Na tarde desta quinta-feira (22), a imprensa baiana conseguiu ver, pela primeira vez, o metrô de Salvador andar. Hoje, oficialmente, foram iniciados os testes do ferroviário - que há 12 anos se prepara para rodar. 

Como numa inauguração completa, o prefeito João Henrique, o chefe da Casa Civil, João Leão, e o secretário de Infraestrutura e Transportes, José Mattos, já se apresentaram aos jornalistas do dentro de vagão - que andou e mostrou que, pelo menos, está funcionando. "Estamos dando o primeiro passo e os testes começaram", reforçou Leão - que no embalo do trem nem saltou e seguiu em frente. 


A imprensa, esperando uma coletiva com perguntas e respostas - teve um retorno breve do prefeito João Henrique, que comemorou o feito e disse termos dado um passo importante. Quebrando as expectativas de quem esteve presente na 'cerimônia', o prefeito conseguiu responder rápidas perguntas dos jornalistas que se aglomeraram ao lado dele - enquanto este se dirigia ao carro oficial.
Mesmo com poucas palavras, João Henrique não escondia a felicidade de ter conseguido ser o mentor a proporcionar - por mais longe ainda que esteja da expectativa do baiano, uma esperança concreta de que o transporte ficará pronto. E, agora mais que confirmado e casamentado, tudo isto tem uma explicação. 
João estava ao lado da nova primeira dama, Tatiana Paraíso, que fez o papel sem erros. O acompanhou e sorriu para os jornalistas, comemorando a ação do prefeito.
Mas, voltando ao metrô - que deveria iniciar os testes com 600 sacos de areia no dia 20 de dezembro, ainda não leva nada dentro. Nesta primeira fase, os testes serão feitos por meio de uma composição de três vagões que vai pecorrer a linha do metrô. Serão realizados testes, como de segurança (freio e tração) e dentro de um prazo de cinco meses a Prefeitura de Salvador encerrará o período necessário de testes. 
Em entrevista exclusiva ao Bocão News, no início do mês, Leão explicou que o primeiro teste é sem nada e ninguém e, daqui a um mês, será possível colocar pesos nos vagões para testes de pré-lançamento. "Pode ser saco de areia ou mesmo chumbo. O importante é testarmos e levarmos segurança à população". E mais: "Primeiro um trem vai andar, depois dois e até abril eu garanto: a população vai entrar no nosso metrô", afirmou o chefe.
Ainda no embalo das promessas - que se concretizam aos poucos e, mesmo fora dos prazos, estão sendo cumpridas, Leão afirmou que a linha 1 chegará a 19km e a 2 a 16km. "Temos como colocar em prática e já conseguimos. Este é um presente meu e de João Henrique". No dia 11 de agosto o metrô completou 12 anos de construção, consumindo R$ 700 milhões. Entre abril e junho de 2012 - mais um prazo anunciado pela Prefeitura- os trens começam a transportar cerca de 600 passageiros em cada viagem, com uma tarifa de R$ 2,50.
Mesmo sem pompas e fogos, humildimente o metrô deu os primeiros passos. Como já foi dito e seguindo o ditado popular de que 'promessa é dívida', João e Leão conseguiram dar um presente de natal à população. O que se espera agora é fazer desta data, de fato feliz, e que os prazos dos testes não se estendam por mais uma década.
CONFIRA AQUI A GALERIA COMPLETA

Fotos: Roberto Viana// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp