Geral

Coração do jovem morto em Guarajuba será transplantado

Imagem Coração do jovem morto em Guarajuba será transplantado
Família doou fígado, córneas, rins do estudante e vai realizar uma caminhada pela paz no próximo sábado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/01/2012, às 16h40   Redação Bocão News



A família do estudante Líbio Mendonça, 22 anos, doou os órgãos do jovem após a confirmação morte cerebral feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na tarde de terça-feira (10).
Heraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, disse ao jornal Correio, que foram aproveitados o fígado, transplantado já na noite de ontem, os dois rins e as duas córneas, que passarão por teste com os prováveis receptores para avaliar se há compatibilidade genética. 
O coração, segundo Moura, foi enviado para Curitiba (PR), porque em Salvador não há hospitais que realizem a cirurgia cardíaca. Na capital paranaense, o órgão será processado para o aproveitamento das válvulas. “Merece todas as homenagens a família. Superou este momento de crise para um ato extremamente solidário”, agradeceu o gestor. 
A irmã do estudante, Ana Paula Mendonça, retribuiu: “É o dever da gente. Se podemos salvar outra vida, por que não? Seria um egoísmo deixar os órgãos morrerem. A gente faz mesmo de coração, morreu uma vida, mas a gente consegue salvar outras”, afirmou.

Como um forma de manifestar o sentimento de dor e saudade, familiares e amigos do estudante farão neste sábado (14), uma monilização chamada "Caminhada da Paz e da Justiça". A caminhada está prevista para começar às 14h, na na frente da loja Insinuante, no bairro de São Rafael. O convite para o evento está sendo feito atrevés de redes sociais. O enterro do jovem será sepultado às 16h30 de hoje no Cemitério Jardim da Saudade. A família pede que todos participem vestidos de branco. 
Líbio era estudante de engenharia e passava o fim de semana na praia com a família. Na madrugada de domingo, ele foi baleado e pelo menos um dos quatro tiros atingiu a cabeça dele. Segundo testemunhas, dois homens se aproximaram em uma moto e efetuaram os disparos. Eles conseguiram fugir.
O delegado de Monte Gordo, Nilton Borba, está responsável pelas investigações e informou que três homens foram presos na segunda-feira (9), mas como não foram reconhecidos por testemunhas, foi descartada a hipóetese de participação deles no crime. Os dois permaneceram detidos porque estavam com drogas, sendo autuados por tráfico.

Nota publicada às 10h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp