Geral

Autoridades baianas lamentam a morte da defensora Maria Luiza Câmara

Reprodução/ Instagram
O governador Rui Costa, o secretário Leo Prates e o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Geraldo Júnior, foram alguns dos políticos que homenagearam a ativista  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 19/08/2020, às 22h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Autoridades baianas se manifestaram, na noite desta quarta-feira (19), sobre a morte da defensora dos direitos das pessoas com deficiência e fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Maria Luiza Câmara. O governador Rui Costa, o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, e o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Geraldo Júnior, foram alguns dos políticos que lamentaram o falecimento da ativista.

"Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Luiza Câmera, uma guerreira que lutou de forma incansável pelos direitos das pessoas com deficiência. Referência na Bahia e no Brasil, ela deixa um legado de muito trabalho por inclusão e respeito. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Luiza", escreveu o governador em suas redes sociais.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) afirmou, através de nota, que recebeu com absoluta tristeza a notícia do falecimento de Maria Luiza e destacou a trajetória de luta da defensora, a quem classificou como exemplo de determinação e coragem. “Luiza lutava para desmistificar a discriminação e o preconceito, pela inclusão e respeito. A SJDHDS expressa os seus sentimentos aos familiares, amigos e ao movimento das pessoas com deficiência”, diz parte do comunicado.

O secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, contou que era muito amigo de Maria Luiza e agradeceu por tudo o que aprendeu com a ativista. “Com enorme tristeza recebo a notícia do falecimento de Luiza Câmara, fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos. Uma grande amiga que a vida me deu, lutamos e defendemos juntos os direitos das pessoas com deficiência. Os seus ideais não morrem aqui, vamos sempre lembrar de você! Você é exemplo de coragem para todos nós! Obrigado por tantos ensinamentos! Descanse em paz, guerreira!”, homenageou Prates.

O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior, lembrou que Maria Luiza era reconhecida nacionalmente pela sua luta em defesa das pessoas com deficiência física. “Luiza Câmera, mulher guerreira, destemida e cheia de força, recebeu a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, concedida pelo Senado Federal para pessoas que tenham se destacado por serviços relevantes aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil”, declarou o vereador.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp