Geral

Já é carnaval Salvador!

Publicado em 20/01/2012, às 12h50   Alessandro Isabel



O bate-bate dos martelos, serra-serra dos serrotes, unidos ao som do ronco dos motores dos veículos nos circuitos Campo Grande, Barra - Ondina e Centro Histórico é o anuncio que estamos bem próximos da maior festa de participação popular do mundo: O carnaval de Salvador.

Faltando 27 dias para a festa momesca a montagem dos camarotes segue a todo vapor. “É um momento único e mais que especial. O carnaval é a festa que melhor traduz a imagem da Bahia. Festa, som e alegria”, disse empolgada Maria Cecília Sobrinho, 63 anos, que diz preferir o carnaval de hoje. “Eu prefiro escutar Ivete e gosto muito do Tomate, é bem melhor do que as festas de baile de antigamente. Eu gosto é de avenida”, concluiu a aposentada, que tem cinco netos e dois bisnetos.

A Cidade do Carnaval, que ocupa uma área de 25 quilômetros de ruas, avenidas e praças, distribuídos em três circuitos com camarotes e arquibancadas, deverá receber nos dias de festa mais de 2 milhões de foliões. Em 2012, a folia baiana faz homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado e começa às 17h do dia 16 de fevereiro (quinta-feira), na Praça Municipal (Praça Thomé de Souza), onde o prefeito João Henrique entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, rainha e princesas. Oficialmente a festa encerra na terça-feira (21) com a volta do tradicional enrontro de trios na Praça Castro Alves, mas o famoso Arrastão da Quarta-feira de Cinzas, na Barra - Ondina, já entra para o calendário de festas dos foliões.

Fiscalizações Camarotes

Segundo a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) durante o segundo mutirão de fiscalização da Operação Pré-Carnaval 2012, realizado na última quarta-feira (18), foram emitidas 16 notificações para recuperação das calçadas no circuito Dodô (Barra - Ondina).  Já no tradicional circuito Osmar (Campo Grande - Castro Alves), os fiscais expediram 11 notificações para recuperação de calçamentos e 15 para proibir a utilização irregular de marquises como mirantes no período momesco. As fiscalizações seguem todas as quartas-feiras, até o carnaval.

Samba X Chiclete com Banana

A polêmica de 2012 já foi lançada. Após a banda Chiclete com Banana anunciar que vai desfilar para o folião pipoca – sem cordas -, na quinta-feira de carnaval, no circuito do Campo Grande, o representante da União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), José Arerê, resolveu entrar na briga pelo dia tradicionalmente dedicado aos sambistas.

A discussão teve início quando saiu à confirmação do horário que a banda deveria sair do Campo Grande, às 19h30. Os sambistas só aceitam a presença do Chiclete se a banda de axé desfilar às 18h. Uma reunião na próxima segunda-feira (23) envolvendo a Unesamba – que é formada por nove entidades carnavalescas -, Conselho Municipal do Carnaval e Saltur deverá ter resultado definitivo e dar um fim a polêmica.

Em 2012, outras quatro atrações do carnaval de Salvador vão puxar trios sem cordas durante a festa de momo. No domingo, é a vez da Timbalada sair sem cordas na Avenida. Na segunda-feira, o cantor Tuca Fernandes, no primeiro carnaval em carreira solo, puxa pela primeira vez o trio sem bloco no circuito Osmar. A Banda Eva, com Saulo Fernandes, anima os foliões da pipoca na terça-feira, também no Campo Grande.


Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp