Geral

Quase duas mil pessoas foram atropeladas em 2011. 120 morreram

Imagem Quase duas mil pessoas foram atropeladas em 2011. 120 morreram
Entre as avenidas mais perigosas estão a Paralela e Afrânio Peixoto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/03/2012, às 09h29   Caroline Gois




O número é assustador. 1.950 pedestres foram atropelados na capital baiana no ano passado, segundo dados da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador). Ainda de acordo com o órgão, entre estas vítimas, 120 morreram.
Nos primeiros dois meses de 2012, 249 pessoas foram atropeladas, destas 25 morrerram. Conforme a Transalvador, as vias que apontam o maior número de registros são as avenidas Paralela, Afrânio Peixoto (Suburbana), Otávio Mangabeira, ACM e a rodovia BR-324. Desde o início do ano, três pessoas morreram na Paralela e duas na Afrânio Peixoto. 
Entre estas vítimas, está Eurides do Nascimento Lemos, 80, morreu após ser atropelada na manhã de domingo, 25 de fevereiro, no bairro de Santa Luzia do Lobato. As informações da Central de Polícia dão conta de que a vítima foi atingida por uma moto quando tentava atravessar a Avenida Afrânio Peixoto para ir a uma igreja evangélica. Ela chegou a ser socorrida para o Hospital do Subúrbio, mas não resistui aos ferimentos. 
Um caso chamou a atenção na BR-324. A professora Marlei Terezinha, que morreu atropelada por uma carreta quando atravessava a rodovia da BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, a 720 km de Salvador, na manhã do dia 27 de fevereiro. A vítima era diretora do Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza, que fica no município. Agentes da Polícia Militar foram para o local prestar socorro à vítima, mas ela já tinha morrido quando eles chegaram.
A equipe do Bocão News flagrou nas principais vias da capital e Região Metropolitana cenas de imprudência e irresponsabilidade cometidas pelos pedestres. Em muitos locais, há passarelas e sinaleiras, mas a população insiste em atravessar nos locais proibidos.



Para o diretor da Transalvador, Renato Araujo, o alto número de atropelamentos pode ser atribuído à falta de disciplina e educação dos pedestres e motoristas. Segundo Renato, foram registrados 1.955 feridos no trânsito da capital baiana em 2011, sendo que mais de 50% deles foram vítimas de atropelamentos.
O diretor explica que não há uma pesquisa que caracterize estes acidentes, bem como a culpa sobre eles. "Podemos pontuar as péssimas condições dos passeios. Estes são estragados pelo motorista que estaciona de forma proibida e leva o pedestre a atravessar na rua. Já o pedestre, se acostuma a fazer isso e acha que não tem problema. Olha para um lado, para o outro e atravessa correndo o risco de morte", resssalta.
Renato Araujo apresentou à equipe do Bocão News um comparativo de janeiro e fevereiro do ano passado com este ano:
2011
Em janeiro foram registrados 163 atropelamentos com 6 mortes
Em fevereiro foram 160 com 7 mortes
2012
Em janeiro foram registrados 132 atropelamentos com 11 mortes
Em fevereiro já foram 95 com 5 óbitos
"A severidade aumentou. De janeiro de 2011 para este ano dobramos o número de mortes", conclui. Renato explica que constantemente campanhas estão sendo feitas para coagir a imprudência no trânsito. "Temos mais de 80 equipamentos eletrônicos com tripla função que registram de forma online a frota de veiculos e se houve irregularidades. Em janeiro, das mil multas aplicadas - 700 delas foram por excesso de velocidade, 250 por avanço no sinal vermelho e 50 por estacionar na faixa de pedestre", afirmou.
Com uma frota de 760 mil veículos, pedestres e motoristas enfretam atualmente uma mudança no trânsito. São carros, motocicletas e pessoas que tentam disputar um lugar nas avenidas, muitas vezes de uma forma insegura. "Falta eduação e pudor. É algo generalizado. Há apenas  um respeito a si próprio e não ao próximo. O cidadão não pode esquecer que em alguns momentos deixaremos de ser motoristas para sermos pedestres e vice-versa", completou o diretor.
*Matéria originalmente publicada em 5 de março às 18h 
Fotos: Roberto Viana e Gilberto Junior// Bocão News

Classificação Indicativa: 18 anos

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)