Geral

Reforço da PF chega para conter conflitos por terras no sul

Imagem Reforço da PF chega para conter conflitos por terras no sul
Além da corporação, Polícias Militar e Civil também irão mediar situação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/04/2012, às 10h22   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Após desembarque em Ilhéus, no sul da Bahia, no início da tarde de domingo (22), um delegado do Comando de Operações Táticas (COTE) e 30 agentes da Polícia Federal foram enviados para a área de disputa de terras entre índios e fazendeiros, situada entre as cidades de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia. O objetivo, segundo o delegado federal local Rodrigo Reis, é a realização de triagem do tamanho da área para avaliar a necessidade de novos reforços.
"Irá chegar o número que for necessário para conter toda aquela área. Hoje ele fará o levantamento imediato do número necessário e irá indicar as datas [para chegada de reforços]", explicou Reis à TV Santa Cruz.
Equipes da Polícia Civil e Militar também irão apoiar as ações dos policiais federais. A força-tarefa montada não tem autorização legal de invadir fazendas apenas por queixa dos fazendeiros; seria necessário mandados de busca e apreensão. Por isso, a função inicial é de monitoramento.
O delegado quantifica cerca de 64 fazendas tomadas pela população indígena, mas a Fundação Nacional do Índio (Funai) aponta 68. A série de ocupações por parte dos índios foi iniciada em janeiro deste ano, porém o conflito persiste na região há mais de 30 anos. O cacique Nailton Muniz indicou que, durante as últimas décadas, 393 propriedades foram empossadas pelos índios em todo o estado, com atualmente mais de quatro mil pessoas residentes.
Segundo o site G1 Bahia, no sábado (21), um homem foi encontrado morto dentro de uma fazenda com um tiro na nuca. Na sexta-feira (20), um índio foi pescar no rio em uma das fazendas ocupadas e foi atingido com um tiro na perna.

Foto: Reprodução TV Santa Cruz
Nota originalmente publicada às 6h27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp