O mercado brasileiro, apesar da estabilidade recente, apresenta uma complexidade em termos de padrões de consumo e atividade. Essas especificidades podem ser melhor entendidas a partir do estudo em questão, que utiliza a segmentação de dados socioeconômicos para uma análise mais profunda.
Ou seja, além dos dados sociais e relacionados à renda e ao consumo, foram levados em consideração dados demográficos, geográficos, comportamentais, de tendências de consumo e estilo de vida dessas pessoas avaliadas.
A ação contempla uma tendência global em pesquisas, utilizando a segmentação Mosaic, que avalia o mercado consumidor em 29 países. Ela direciona para uma visão mais detalhada da sociedade, que não se divide apenas nas clássicas classes A, B, C e D. Segundo a própria Serasa, a segmentação atual é mais minuciosa por utilizar mais de 400 variáveis em 11 grupos e 40 segmentos, o que define de maneira muito mais significativa a sociedade.
De A a K, os grupos se dividem em nomenclaturas como “Adultos Urbanos Estabelecidos”, “Donos de negócio” e “Jovens de periferia”. As categorias se dividem ainda em subgrupos, nos quais é possível evidenciar ainda mais detalhadamente a situação econômica e social desses grupos, como é o caso de “Ricos e Influentes” ou “Jovens Protagonistas da Classe Média”.
Os dados permitem entender alguns comportamentos sociais já correntes nas mais diversas comunidades. Por exemplo, o grupo D, “Jovens Adultos da Periferia”, representa o maior percentual de todos os 11 da população. São os moradores adultos de até 35 anos das regiões periféricas, responsáveis pela ascensão da classe média brasileira e também um grupo de forte formação de opinião em meio a sua comunidade.
Eles são os responsáveis pelo crescimento de novas tendências, que ganham cada vez mais espaço em toda sociedade. É o caso do consumo online, no qual são pioneiros em sua geração. Os frutos dessa influência podem ser sentidos na concessão de crédito no País, por exemplo, que tem 20% somente nesse público.
A empresa responsável pela pesquisa, a Serasa Experian, é responsável por serviços de análise do mercado pela certificação digital de documentos, ou seja, a criação de versões virtuais de documentos pessoais como e-CPF ou e-CNPJ. O embasamento na pesquisa reflete ainda o peso da empresa, que detém o maior banco de dados de crédito do Brasil. O estudo representa uma fonte de extrema relevância para diversas aplicações. É o caso de empresas, gestores de políticas públicas e até mesmo agências de marketing, que poderão conhecer as características do público nacional em toda a sua complexidade.
Os dados servem, portanto, para direcionar campanhas e entender melhor com quem dialogam, por exemplo. Ou, ainda, estabelecer novas medidas a fim de solucionar problemas econômicos e de bem-estar social.