Geral

Artista plástico baiano é interceptado na Espanha

Publicado em 19/05/2012, às 16h00   Redação Bocão News



O que deveria ser uma viagem a trabalho, gerou constrangimento ao artista plástico baiano, Menelaw Sete, 47, na Espanha, quando o ele seguia para exposição na Itália.

O artista saiu de Salvador na quinta-feira levando nas malas tintas e pincéis. “Para colorir um pouco o continente que sempre me deu bons amigos e boas alegrias...”, escreveu ele no Facebook. Mas o baiano acabou barrado pela imigração na Espanha (onde faria conexão) e, após passar o dia detido em uma salinha, volta neste sábado (19) para o Brasil com outra imagem do continente.

A exigência para entrar na Espanha é que o viajante comprove recursos financeiros para estadia no país, reserva em hotel ou carta de um cidadão europeu que justifique a presença dessa pessoa no país. Foi justamente a não aceitação desse documento, conhecido como carta de invitação, que frustrou a viagem de Menelaw. Ele passou o dia quinta-feira com 15 pessoas que também tiveram a entrada negada, entre elas quatro brasileiros, incluindo seu assistente Paulo Coelho, 46.

Menelaw seguia para Itália para incluir, na sua vasta lista de exposições internacionais, duas outras mostras: uma em Milão, na Itália, na terça-feira, e outra no Centro Dannemann, na Suíça - onde, inclusive, já expôs em 2011 -, em 8 de junho. Menelaw já fez mais de 40 exposições, quase todas no exterior - três delas na Espanha.  Segundo o Itamaraty, desde 2007 a Espanha tem apertado o cerco à imigração brasileira. As informações são do Coreio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp