Geral

Bobô acredita que Gabriel pode superá-lo

Imagem Bobô acredita que Gabriel pode superá-lo
Titular da Sudesb também fala sobre obras e legado da Copa e cobra transparência na gestão do Bahia   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/05/2012, às 08h36   Daniel Pinto (Twitter: @dspinto99)


FacebookTwitterWhatsApp

O superintendente dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, o imortal Bobô, esteve nas dependências do Bocão News nesta terça (22) para gravar um programa especial com a equipe do Galáticos Online. Antes do compromisso, bateu um papo com a reportagem do site. Como não poderia ser diferente, a conversa girou entorno da preparação de Salvador para a Copa do Mundo de 2014 e, claro, sobre o Esporte Clube Bahia, time que defendeu por oito anos e onde foi campeão brasileiro em 1988.

Logo de cara, falou sobre a estreia do tricolor na série A. “Nada empolgante. O empate sem gols contra o time reserva do Santos mostrou que o Bahia precisa de reforços para o resto da temporada. Ficou claro que há carências em muitas posições”. Em seguida, comentou a recente empreitada jurídica da oposição que culminou com a destituição de toda diretoria do clube e com a nomeação de um intervetor. “Achei justa! Qualquer manifestação que cobre transparência é válida. Por que não divulgar os nomes dos conselheiros? Por que não divulgar, por exemplo, o valor da contratação de Zé Roberto? Um jogador que tem um custo-benefício muito alto e ainda não correspondeu dentro de campo”.

Com o olhar crítico de quem conhecia os atalhos do campo, Bobô disse que o atual campeão baiano precisa urgentemente de um meia de qualidade. “O time é carente de um armador que deixe os atacantes em condições de fazer gols e também chegue no ataque. Morais não é o mesmo do ano passado. Magno não se firma. Já Lulinha e Gabriel jogam bem abertos pelas pontas”.

Fazer história no Bahia

Neste momento, o ex-camisa 8 enalteceu o talento da jovem promessa do Fazendão. “Gabriel tem um grande potencial. Dizem que ele precisa ganhar massa muscular, mas acho que esse fator não é tão importante assim. Quem é o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro? Neymar, que é uma talisca (risos). Na própria história do Bahia tem jogadores que tinham uma constituição física fraca, entretanto possuíam um condicionamento impressionante. Destaco Zé Carlos, que jogou comigo, e Daniel Alves, que apesar de ser magrinho ocupava muito bem a lateral e chegava inteirão no final do segundo tempo”.


Bobô disse ainda que testaria Gabriel em outra posição e que o "prata da casa" pode superá-lo. “Ele conhece o jogo e tem um bom passe, pode muito bem jogar no meio, mais centralizado. Aí depende de Falcão fazer uma experiência nos treinos. Gabriel tem tudo para ser ídolo: basta amadurecer e aprender a gostar de entrar na área e fazer gol. Esse menino tem tudo para fazer história no Bahia”.

Legado do mundial de futebol

O mau tempo que castiga a capital baiana evidenciou antigos problemas de infraestrutura, que podem atrapalhar a realização da Copa do Mundo de 2014. Entretanto, o titular da Sudesb acredita que as intervenções exigidas pela FIFA estarão prontas a tempo do mundial. “O estádio, com certeza, será concluído. As obras no entorno da arena Fonte Nova também. Tudo isso tem sido tratado com muita dedicação pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pela Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa)”.

O gestor não mostrou tanta segurança ao falar sobre o metrô. “Essa é outra questão. O transporte de massa é um legado de extrema importância, mas não é determinante para o mundial em si. Agora, é importante discutir também qual será o legado esportivo deixado pela Copa. Salvador vai ganhar um estádio com padrão internacional, que poderá ser usado pelos times locais”.

Mesmo com a empolgação, ele não foi capaz de garantir que existirão ingressos a preços populares durante a competição internacional. “Esse valor é definido pela FIFA. O governo não pode intervir. Mas, depois os valores das entradas serão definidos pelos clubes, o que é assegurado pelo Estatuto do Torcedor. Neste caso, se o preço estiver salgado, a população e os órgãos competentes podem se manifestar”.


Fotos: Gilberto Jr./Bocão News

Originalmente publicada no dia 23 de maio de 2012, às 16h55


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp