Geral

Secretário da Educação afirma que aulas voltaram em mais de mil escolas

Publicado em 05/07/2012, às 09h01   Rafael Albuquerque - @rafaelteescuta



Osvaldo Barreto, secretário estadual da Educação, vive à frente da pasta o momento mais complicado desde que assumiu. Enfrenta uma greve de professores que já dura 86 dias e, lamentavelmente, não há sinal de que o impasse termine tão cedo. Apesar de a greve estar forte na capital e nas principais cidades, a exemplo de Feira de Santana, Lauro de Freitas e Camaçari, Barreto deu entrevista à rádio da Secom e ressaltou que as aulas já voltaram nas escolas das pequenas cidades. “A greve é longa, mas há um movimento claro de retorno às aulas. Já contamos com aula em mais de 1.040 escolas. Em 372 municípios a greve já acabou”, afirmou.


O secretário explicou qual é a atual proposta do governo para a categoria, que exige o pagamento – prometido pelo governo e estabelecido por lei, de 22%: “A proposta consiste em progressão funcional, ou seja, mudar o nível do professor. Quem está no nível 1 passa para o 2. Teria um reajuste de 7% em novembro e 7% em abril. Um total de 14%, que junto com o rejuste dado anteriormente perfaz os 22%”.


Ao final da entrevista, o secretário Osvaldo Barreto fez um apelo aos professores da rede estadual de ensino. “É importante que o professor retome o trabalho. O governo que está falando com a categoria é o mesmo que negociou um plano de carreira para os professores licenciados que é um destaque nacional. É um governo que tem um trabalho realizado pra fortalecer a categoria”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp