Geral

Reunião debate impasse entre A Tarde e funcionários

Publicado em 17/07/2012, às 11h35   Redação Bocão News



Após o Grupo A Tarde anunciar o corte de pelo menos 81 funcionários na última sexta-feira (13), dos quais 26 fazem parte da redação do jornal, os sindicatos dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e do Setor Administrativo (Sadejorba) solicitaram ao Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia reunião de mediação com representantes do veículo de comunicação. A audiência ocorre a portas fechadas na manhã desta terça-feira (17) na sede do MPT, em Salvador. 

A procuradora Carlene de Carvalho Guimarães conduz a mediação juntamente com o coordenador do primeiro grau do MPT, procurador Rômulo Barreto de Almeida. Segundo informações do ministério, "apesar de não ser uma instância em que se possam fazer imposições, o MPT tem sido muito útil e eficaz no auxilia para solucionar impasses envolvendo questões trabalhistas, evitando muitas vezes a deflagração ou protelação de greves", consta em nota oficial. 


Demissões - O anúncio de cortes em um dos maiores grupos de comunicação do Norte/Nordeste foi feito pelo departamento jurídico da empresa de comunicação para representantes dos sindicatos. A ação, de acordo com o grupo, trata-se de contenção de despesas para tentar salvar o veículo de comunicação baiano que este ano passa a ser centenário. 
Segundo informações de bastidores os cortes foram feitos em todos os níveis. Profissionais do mais alto escalão também têm seus nomes na lista, que terá a sua efetivação na próxima quarta-feira (18) com a assinatura das demissões. Ainda  de acordo com a fonte do Bocão News, o número de dispensas pode ser maior do que a já anunciada pelo sistema integrado de informação. O clima no prédio do grupo é de nervosismo e apreensão dentre os profissionais que temem  o pior. 
O Grupo A Tarde foi fundado em 1912 e é composto por alguns dos principais veículos de comunicação do nordeste: jornal diário, rádio FM, agência de notícias, gráfica, portal noticioso e serviço de provimento de acesso:
- Jornal A Tarde;
- Jornal MASSA!;
- A Tarde Fm;
- Agência A Tarde;
- Serviços gráficos;
- Mobi A Tarde;
- AVANCE Telecom;
- A Tarde Educação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp