Geral

Companhia artística da Apae Salvador leva o ritmo nordestino para Inglaterra

Imagem Companhia artística da Apae Salvador leva o ritmo nordestino para Inglaterra
Opaxorô apresentará folclore brasileiro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/08/2012, às 19h18   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Cia. Opaxorô levará o balanço e o ritmo da música nordestina brasileira para a terra da Rainha durante o mês de agosto, quando será realizado o Festival Olímpico, nas Paraolimpíadas. O grupo promete levantar os ingleses com o swing e o molejo brasileiro. A Companhia participará do espetáculo "Boomba Down the Tyne", uma montagem do grupo inglês Lawnmowers, que também é composto por artistas com deficiência intelectual. A apresentação envolverá 39 artistas, que representarão o folclore dos dois países com o Boi Bumbá (Brasil) e do "Blaydon Races" (Inglaterra), festejando a cultura nordestina dos dois povos.

A apresentação faz parte do programa nacional de celebração cultural durante o período dos Jogos Paraolímpicos, o "Unlimited" (sem limites), do Comitê Olímpico do Reino Unido. O programa assegura a participação de artistas com deficiência nos festivais que acontecem, simultaneamente, em todo o país.

O grupo inglês Lawnmowers, formado por artistas com deficiência intelectual, venceu o edital do festival, e convidou a Companhia Opaxorô da Apae Salvador para criar um espetáculo conjunto, usando teatro, dança, percussão, música e tecnologia para fazer uma turnê em pontos famosos pelo Rio Tyne (rio principal do nordeste da Inglaterra). O espetáculo reunirá elementos dos contos populares do Brasil e da Inglaterra. A montagem pretende celebrar o espírito nordestino e as semelhanças entre o nordeste brasileiro e inglês.

A coordenadora do grupo inglês Lawnmowers, Geraldine Ling, explica que o objetivo deste espetáculo é apresentar as identidades culturais, e promover um intercâmbio de práticas e ideias sobre o trabalho inclusivo no meio cultural, desenvolvido pelos dois grupos. Como legado do projeto, Geraldine conta que a companhia inglesa pretende estabelecer laços fortes com a Opaxorô e a Orquestra do Sertão (ONG pernambucana), que também participa do projeto.

Os quatro integrantes da Opaxorô e os professores Ubiratan Assis e Janiere Calazans embarcam para Inglaterra no dia 10/08, onde ficam em turnê com a montagem durante quatro semanas. "O show está bem bacana. Há mais de um ano estamos trabalhando na construção deste espetáculo, e vamos levar a cultura nordestina brasileira para a Inglaterra", comenta o coordenador do Centro de Artes da Apae Salvador, Antônio Marques.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp