Geral

Localização dificulta retirada da Baleia morta

Imagem Localização dificulta retirada da Baleia morta
Limpurb e Instituto Baleia Jubarte analisam como será efetuada a operação na praia de Ondina  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/08/2012, às 06h02   Elena Martinez



A retirada da Baleia morta da praia de Ondina ainda não aconteceu pela dificuldade de acesso ao local. O animal encalhou, na quarta-feira (8), na praia atrás do Salvador Praia Hotel, onde não há entrada para carros, que possibilite a remoção do bicho. O Instituto Baleia Jubarte, juntamente, com a Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana do Salvador), estão mobilizados em encontrar um método, para remover o mamífero.

De acordo com o biólogo e pesquisador do Instituto Jubarte, Clarencio Baracho, o animal macho, mede em torno de 13 metros e já chegou à praia em estado de decomposição, impossibilitando a identificação da causa da morte. “Estamos auxiliando a Limpurb, para realizar a retirada da baleia, mas o acesso à praia não possibilita a entrada de guincho, então o processo torna-se mais complicado. Esperamos que a remoção seja feita neste sábado (11)”, explica.

Segundo o coordenador da Limpurb, Luiz Claudio, a impossibilidade da entrada de veículo no local, dificulta a retirada. “Ainda não encontramos como será feito o transporte, vamos encontrar a melhor maneira para remover o mamífero”.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou a reportagem do Bocão News, que não seria o órgão responsável pela remoção do animal.

O Projeto Tamar pode atender a população em relação a Tartarugas Marinhas encalhadas ou mortas na praia, basta ligar para (71) 3624-2391.O Instituto Baleia Jubarte, pode ser acionado no caso de Baleias Jubartes encalhadas ou mortas na praia, o número de telefone para contato é:  (71) 3676-1463. Estes órgãos atuam em pesquisas, reabilitação e solturas dos animais específicos.



Foto: Robrto Viana // Bocão News
Matéria publicada dia 10 de agosto às 18h37


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp