Geral

Mutirão de mergulhadores fará limpeza na praia da Barra

Publicado em 17/09/2012, às 15h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A bela praia da Barra, tão admirada e frequentada por baianos e turistas, receberá uma iniciativa importante contra a degradação ambiental e poluição de suas águas: o Projeto Fundo Limpo, um mutirão de limpeza do fundo do mar, que será realizado no dia 22 de setembro (sábado), das 8h às 17h. Promovida pela Escola de Mergulho Galeão Sacramento, a ação vai contemplar o trecho do Cristo até o Porto da Barra. Com uma equipe de 15 profissionais, incluindo mergulhadores, cientistas, biólogos, geólogos, oceanógrafos, estudantes e professores de física, química, história, biologia e geologia, o Projeto Fundo Limpo pretende não só retirar o maior número possível de lixo do mar, como também realizar, em uma segunda etapa, uma pesquisa científica com o material coletado. “Queremos gerar conhecimento científico com os resultados obtidos e disponibilizar para a população e frequentadores das praias, a fim de alertá-los para o problema da poluição e assim criar mais consciência ecológica”, declara o diretor da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, Bruno Rocha Souza.
O lixo marinho não fica restrito apenas à faixa de areia. Plástico, madeira, vidro, tecido, metal, borracha, entre outros itens, são constantemente encontrados flutuando na coluna d’água e depositados no fundo do mar. “O lixo de fundo, também chamado de lixo bentônico, ameaça de diversas formas os animais e ecossistemas associados ao fundo marinho, sufocando corais, entupindo brânquias de pequenos animais filtradores, sendo ingeridos por predadores que o confundem com alimento e emaranhando e afogando peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões”, explica Bruno.  “Sem falar que as praias têm papel fundamental na atração de turistas para Salvador. A grande quantidade de lixo espalhado nas areias e no fundo do mar é um desestímulo ao turismo da cidade”, acrescenta.
Materiais e métodos - Para a realização do Projeto Fundo Limpo será utilizada a metodologia sugerida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com todos os equipamentos básicos que assegurem a integridade dos mergulhadores envolvidos na coleta. A operação também inclui equipamentos destinados à remoção e armazenamento dos itens (embarcações de apoio, cabos, GPS, boias e sacos-rede) e registro de dados, informações e imagens (câmera para filmagem e fotografia).
SERVIÇO
Projeto Fundo Limpo
Quando: 22 de setembro (sábado), das 8h às 17h
Onde: Praia da Barra, trecho do Cristo ao Porto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp