Geral

SAC vira vitrine internacional

Publicado em 15/12/2010, às 07h35   Redação Bocão News



A experiência e a evolução do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e as novas tendências para o setor foram apresentadas em Bogotá, na Colômbia, durante o Seminário Internacional de Serviços ao Cidadão, que aconteceu nesta segunda e terça-feira (13 e 14).

Organizado pela prefeitura de Bogotá, o evento buscou apresentar projetos de destaque internacional na prestação de serviços de cidadania e contou com a presença de representantes dos governos da Espanha, Estados Unidos e Chile.

A unidade compacta do SAC - o Ponto Cidadão -, instituído pela Secretaria da Administração (Saeb) como mecanismo para a expansão territorial da rede SAC no estado, foi o projeto apresentado pelo governo da Bahia. Presente em 13 municípios baianos com a oferta de quatro documentos básicos para o exercício da cidadania, o Ponto Cidadão figurou como solução a ser exportada para outros países com características sociais similares ao Brasil.

O seminário debateu ainda sobre governo on-line, políticas, padrões e ferramentas, além de protocolos e metodologias para a prestação de serviços e qualidade de componentes de serviços ao cidadão.

A relação entre os governos da Bahia e de Bogotá com foco nos serviços ao cidadão se estabeleceu em 2003, quando a implantação do SAC foi apresentada e inspirou a criação do serviço ao cidadão local, o Supercade.

A expansão da rede SAC para 45 unidades de atendimento (duas móveis, 30 postos e mais 13 Pontos Cidadão implantados no interior), já foi exportada para outros países, a exemplo da República Dominicana, que assinou um acordo de cooperação técnica com o governo baiano em novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp