
Os passageiros do ônibus da empresa Águia Branca viveram momentos de pânico na noite deste sábado (18), quando o veículo bateu no fundo de um caminhão de placa GPP-9435 na BR-101, a 28 quilômetros de Eunápolis. No momento do acidente, havia 35 pessoas (incluindo algumas crianças) no veículo.
O impacto foi tão grande que destruiu a frente do ônibus que seguia de Itabuna para Vitória/ES. O motorista Hermógenes Vieira Júnior ficou com as pernas presas nas ferragens. Ele foi resgatado pela equipe do Samu e está internado no Hospital Regional de Eunápolis.
Alguns passageiros tiveram apenas ferimentos leves. Todos foram resgatados pelas janelas. Os feridos receberam os primeiros atendimentos no local. Duas equipes do Samu trabalharam no resgate.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão, que transportava madeira, apresentava péssimas condições de uso. ‘Estamos investigando, mas existe a possibilidade do condutor do ônibus não ter percebido o caminhão à sua frente, porque o caminhão estava com a sinalização do fundo apagada. O local da batida é uma subida, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/hora e, provavelmente, o ônibus não excedia a velocidade', frisa o inspetor Josevan Moura.
O motorista do caminhão fugiu do local do acidente. ‘Ele fugiu não só por causa do acidente. O caminhão transportava madeira extraída ilegalmente da mata atlântica e não tinha nenhuma condição de tráfego. Não possuía, sequer, as setas indicadoras. O horário que ele transportava a madeira confirma que estava tentando fugir da fiscalização’, completou o policial.
O motorista do ônibus ficou preso nas ferragens
Ainda de acordo com PRF, outra irregularidade foi encontrada no caminhão. O veículo não tinha tanque de combustível. A gasolina estava estocada em um botijão de plástico de 50 litros, dentro da cabine, e abastecia o motor por meio de uma mangueira comum. O combustível vazou, escorrendo pela pista e, por pouco, não provocou um incêndio.
‘Através da placa do caminhão, vamos fazer um levantamento pelo nosso sistema e chegar ao proprietário do veículo e também ao condutor, que terá a oportunidade contar a sua versão’, salienta Josevan.
O trânsito no local ficou interrompido por quase uma hora e meia. A PRF providenciou outro ônibus para transportar os passageiros até Eunápolis.
Um gerente da Águia Branca informou que os passageiros já seguiram viagem, em outro ônibus, de Eunápolis para Vitória. Apenas o motorista ficou no hospital, em observação. Ainda não foi divulgada a quantidade exata de pessoas que estavam no veículo.
As informações são do Radar 64.