Geral

Governo age para Nextel concorrer com operadoras

Publicado em 10/11/2012, às 21h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Nextel está pronta para pagar cerca de R$ 370 milhões pela Unicel, operadora de celular ligada ao marido de Erenice Guerra, que deixou a Secretaria-Executiva da Casa Civil em 2009 sob a acusação de favorecer empresas (inclusive a própria Unicel).

O problema é que a empresa, conhecida comercialmente como Aeiou, está para ser cassada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por causa de uma dívida de cerca de R$ 500 milhões. Se isso ocorrer, a frequência que ela operava terá que ir a novo leilão.

Ao governo, no entanto, interessa que a empresa seja vendida para a Nextel, porque ele pretende, por meio da nova companhia, forçar Vivo, TIM, Claro e Oi --as quatro maiores-- a baixar seus preços. A ideia é repetir a estratégia adotada em março pela presidente Dilma Rousseff para baixar os juros. Com a resistência dos bancos privados, o governo usou o Banco do Brasil e a Caixa para dar início aos cortes.

Se efetivada, a Nextel terá à sua disposição a frequência de 1,8 GHz da Unicel, que permite fazer telefonia 4G em 63 municípios de São Paulo, incluindo a capital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp