Geral

Cencosud negocia compra da rede Intercontinental por R$ 800 milhões

Publicado em 15/11/2012, às 19h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A rede chilena de supermercados Cencosud está prestes a fechar sua oitava aquisição no Brasil em cinco anos. A empresa está negociando a compra da rede carioca Intercontinental Comercial de Alimentos, mais conhecida como Inter Supermercados. O valor da transação pode chegar a 800 milhões de reais, afirmam fontes.

O Inter Supermercados pertence a Antônio Cunha, irmão de Joaquim Cunha, ex-proprietário da rede carioca de supermercados Prezunic, com 31 lojas, que foi vendida ao Cencosud em novembro do ano passado por 875 milhões de reais. Tem 21 lojas e registrou faturamento bruto no ano passado de 502 milhões de reais, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

As duas empresas negam que estejam negociando. Mas, conforme fornecedores, pessoas ligadas à família Cunha e consultores envolvidos no negócio, faltam poucas semanas para a aquisição ser concluída. "Um ano depois de ter comprado o Prezunic, os chilenos do Cencosud viram que foi um bom negócio. Agora, eles precisam aumentar a escala de compras e a aquisição do Inter, que trabalha com os mesmos fornecedores e funcionaria muito bem para esse propósito", disse uma fonte familiarizada com o negócio.

Fundado em 1991, o Inter é uma rede de supermercados mais voltada para as classes C e D, com grande oferta de produtos de segunda e terceira linha - as chamadas "marcas de combate". Suas lojas ficam em localidades do subúrbio do Grande Rio de Janeiro, como Alcântara, Nova Iguaçu, Cascadura, Campo Grande e Pavuna.

Presença chilena - O Cencosud já tem, em oito Estados do Brasil, cerca de 350 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas de eletroeletrônicos. Sua maior bandeira é a rede sergipana GBarbosa, comprada em 2007, que tem pelo menos 74 supermercados.

A rede também é dona da rede mineira Bretas, das baianas Perini e Mercantil Rodrigues, além da carioca Prezunic. São pelo menos 196 supermercados no total, além de 73 lojas de eletrodomésticos, 63 farmácias e três centros de distribuição. A empresa divulgou que iria investir este ano 400 milhões de reais para abrir 16 novos pontos de venda.

Com tudo isso, conforme os relatórios de resultado da companhia chilena - que tem ações na Bolsa de Santiago e de Nova York -, o Brasil já responde por 25% da receita da companhia, excluindo o faturamento de shopping centers e lojas de artigos para o lar (que a empresa tem em outros países).

Foto e Fonte: Veja on line


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp