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Oi anuncia medidas para minimizar danos

Imagem Oi anuncia medidas para minimizar danos
Mais de 29 mil linhas já foram restabelecidas e empresa estima prazo de 48 horas para normalizar serviços   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/12/2010, às 19h55   Ivana Braga



Em coletiva à imprensa a direção da Oi informou sobre as ações adotadas para contornar os transtornos e prejuízos causados aos milhares de clientes da empresa devido ao incêndio que consumiu uma das suas centrais de telefonia, instalada no Itaigara.

Segundo o diretor nacional de Relações Institucionais da empresa, Carlos Aragão, dentro do plano de contingência da Oi está sendo feito o remanejamento das linhas telefônicas prejudicadas pelo incêndio que ainda não foram restabelecidas para outras centrais.

Ele não soube informar o total de clientes atingidos, afirmando que a empresa ainda não contabilizou esses dados, devido à dificuldade de  acesso ao prédio que foi destruído pelo fogo. “Estamos com 100 técnicos para adotar todas as medidas necessárias para minimizar os prejuízos causados pelo incêndio”, salientou Aragão.

Ele explicou que, como o incêndio afetou linhas fixas, móveis e os serviços de transferência de dados (Velox), a Oi vai disponibilizar, a partir do meio-dia desta quinta-feira (23), para os clientes atingidos um aparelho telefônico com chip com acesso à rede móvel da empresa que será utilizado até o restabelecimento total do sistema.

No caso dos clientes do Veloz,  a empresa estará oferecendo a utilização de um mini modem 3G de acesso à internet móvel. O diretor nacional da Oi informou que tais serviços estarão sendo disponibilizados para todos os clientes que estiverem com suas contas em dia.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente aos clientes com base na média da conta telefônica dos últimos meses. Os clientes que ultrapassarem esse valor terão que pagar o uso do serviço, conforme salientou o diretor da Oi.

O aparelho e o mini modem da Oi poderão ser obtidos no Hotel Fiesta, no Itaigara, a partir do meio-dia. É necessária a apresentação de documento de identidade e a última conta quitada.

Uma parceria da Oi com a Cielo vai viabilizar uma máquina com uso de internet sem fio para os clientes comerciais.

Em paralelo a essas medidas de caráter emergencial, a Oi continuará fazendo o remanejamento das linhas afetadas para outras centrais.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Oi, 29 mil linhas já foram restabelecidas. Ele estima que em 48 horas todos os serviços oferecidos pela empresa voltarão a sua normalidade.

A empresa de telefonia também estará trazendo terminais do Rio de Janeiro para atuação na Bahia até que seja implantada uma nova central que, segundo Carlos Aragão, demora uma média de seis meses para ser instalada, mas que a Oi pretende fazer no menor prazo possível.

Nesta quinta-feira, às 9 horas, o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco estará visitando a área do acidente para avaliar os danos.

A Oi ainda não conhece a causa do incêndio. O mais provável, segundo o diretor da empresa, é que tenha havido um superaquecimento dos dispositivos elétricos. Também não tem idéia dos prejuízos gerados tanto à empresa quanto aos clientes. Até o momento não foi acionada por nenhum cliente,segundo Aragão.

De acordo com o diretor da empresa, o prazo para investigação da causa do incêndio é de 30 dias.  Ele não descarta a possibilidade de incêndio criminoso, embora tenha dito que prefere não trabalhar com essa hipótese.

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

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