Geral

Enem será aplicado em unidades prisionais

Publicado em 04/12/2012, às 19h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



 O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado hoje e amanhã nas unidades prisionais no país. 23.665 candidatos --adultos e menores privados de liberdade-- vão realizar o exame a partir das 13h, horário de Brasília. Em Salvador, a assessoria de comunicação da secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), não soube informar sobre a aplicação das provas até o fechamento desta matéria.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a prova do Enem para os detentos e internados é realizada em dias úteis para evitar a grande movimentação do horário de visita, aos finais de semana.

Hoje, primeiro dia do exame, os inscritos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

Os gabaritos serão divulgados até o dia 10 de dezembro, no portal do MEC (Ministério da Educação). Os resultados finais só podem ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.

Na edição tradicional deste ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país.

De acordo com o MEC, em 2002, primeiro ano em que a prova foi aplicada nas prisões, cinco estabelecimentos participaram. Em 2003 foram nove; em 2004, 50; no ano passado, 91. Ainda em 2005, dois sentenciados que cumprem pena em regime aberto no Paraná e no Distrito Federal obtiveram bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) graças às notas obtidas no exame.
Com informações do Folha de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp