Geral

Ação em Ondina encerra campanha de combate à violência contra as mulheres

Imagem Ação em Ondina encerra campanha de combate à violência contra as mulheres
Em Salvador, o dia será marcado por uma manifestação em frente ao monumento ‘As Meninas do Brasil’  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/12/2012, às 21h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A campanha mundial dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ será encerrada nesta segunda-feira (10), data em que se comemora o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em Salvador, o dia será marcado por uma manifestação em frente ao monumento ‘As Meninas do Brasil’ - popularmente conhecidas como as ‘Gordinhas de Ondina’ -, na avenida Adhemar de Barros, bairro de Ondina, na orla da capital. As esculturas serão vestidas com a cor lilás, um dos elementos que simboliza a luta feminista.

O evento acontece a partir das 9h, sob organização da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), e encerra a mobilização mundial que envolve 160 países, no esforço pela erradicação de todas as formas de violência contra a mulher.

Mobilização

No local também será realizada a distribuição de material educativo sobre a Lei Maria da Penha e de divulgação da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). A Bahia é um dos estados que mais acessam o serviço, de funcionamento 24 horas (ligação gratuita), como um forte instrumento de proteção às mulheres contra a violência doméstica e familiar.

Na Bahia, a campanha dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ tem sido marcada por uma série de mobilizações voltadas à defesa das mulheres. Grupos feministas, movimentos sociais e organizações que atuam em favor dos direitos da mulher realizam, desde o mês passado, diversos atos, caminhadas, debates, seminários e articulaçõesas, tentando sensibilizar a sociedade para o sério problema da violência sexista.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulhers (SPM) fortaleceu as iniciativas nesta área, lançando edital de apoio às entidades civis, o que possibilitou ações na região metropolitana de Salvador e no interior, com programações que ultrapassam a data de encerramento oficial. A obra “As Meninas do Brasil”, da artista plástica Eliana Kertész, é uma homenagem às três raças do Brasil: negra, branca e índia. As esculturas, feitas em bronze, levam o nome de Catarina, Damiana e Mariana. Possuem em média três metros de altura, cada, sendo consideradas um verdadeiro cartão postal da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp