Geral

Gildásio Penedo, emocionado, se despede da Assembleia Legislativa

Imagem Gildásio Penedo, emocionado, se despede da Assembleia Legislativa
Indicado para a vaga no TCE, deputado foi sabatinado nesta quarta-feira   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2012, às 06h44   Luiz Fernando Lima (Twitter @limaluiz)


FacebookTwitterWhatsApp

A sabatina do deputado estadual Gildásio Penedo, indicado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada na manhã desta quarta-feira (12) transcorreu em um clima que reuniu emoção e reflexão em torno da atividade política. O encontro é parte do rito que se encerra com a aprovação do nome em plenário. O presidente Marcelo Nilo (PDT) revelou que na próxima terça-feira (18) a votação deve acontecer.

Com a voz embargada, Penedo agradeceu o apoio que teve dos pares – até hoje mais de 50 assinaram a lista – para continuar a vida pública em outra trincheira. Aos 37 anos, 14 dos quais na Alba, o deputado é visto como um dos quadros mais técnicos do parlamento baiano. Tendo votações expressivas e musculatura eleitoral, Penedo teria uma vida na política onde é difícil avaliar o teto, conforme os próprios colegas de Legislativo pontuaram.

A cadeira de Ridalva Figueiredo ficou vaga em julho último quando esta se aposentou compulsoriamente. Os últimos seis meses foram de costuras para Penedo, no entanto, não era possível deflagrar publicamente uma campanha para o TCE até porque estava em curso o período eleitoral dos municípios. Durante a sabatina, Penedo fez questão de agradecer a João Bonfim (PDT) e Nelson Leal (PSL) que também haviam manifestado desejo de assumir a vaga no órgão de controle externo.

Outras duas figuras públicas enaltecidas pelo futuro conselheiro foram: Otto Alencar e Jaques Wagner. O primeiro acompanha a carreira de Penedo desde o início. Há também uma relação familiar na história dos dois. Ao governador, o agradecimento se deu ao fato de não interferir no processo que era de competência do Poder Legislativo. Agregado à legitimidade da Assembleia decidir o seu caminho, Wagner também não interferiu mesmo sabendo que na vaga deixada por Penedo, quem assume é o ex-deputado Carlos Gaban (DEM), opositor ferrenho dos petistas, como lembrou Zé Neto, líder da bancada governista na Casa, em tom de brincadeira.

O relator do requerimento, Alan Sanches (PSD), aprovou o pedido destacando a história de Penedo como parlamentar. Mas o momento de maior emoção se deu quando Elmar Nascimento (PR) se pronunciou. Os dois atuaram no mesmo campo político desde 2003, quando Nascimento foi eleito, e o republicano tentou emplacar o colega como líder de governo ainda no período em que Paulo Souto estava à frente do Poder Executivo. “Perdeu Paulo Souto e perdeu Jaques Wagner agora – Penedo chegou a ser cotado para assumir a liderança do governo durante afastamento de Zé Neto”.

Não conseguindo controlar a emoção, Nascimento continuou o discurso com a voz embargada: “Trata-se do deputado mais bem preparado desta Casa. A política tem se enveredado para um caminho muito ruim. Onde pessoas de bem perdem o ímpeto diante do cenário atual. Ganha o tribunal um líder nato, perde a Assembleia Legislativa e a Bahia. Porque Gildásio teria e ainda pode ter um futuro político promissor”.

Sobre o cenário político, o próprio Penedo reconhece a desilusão. “É inaceitável que o Congresso Nacional não debata esta realidade do processo político eleitoral. Entendo que a política é a arte de fazer o bem, mas vejo como o processo é difícil na condição atual. Caso isto não seja debatido com urgência, o que pode ocorrer é o afastamento dos homens e mulheres de bem da vida pública”.

No dia do anúncio, na terça-feira (11), o deputado Paulo Azi (DEM), líder da minoria, já havia conclamado os pares para a reflexão a respeito da nomeação de Penedo. “Quando um deputado como Gildásio Penedo que sabidamente é um dos quadros mais bem preparados da Assembleia Legislativa estando no auge da carreira política para prosseguir com sua carreira, toma uma decisão como esta, eu imagino que caiba uma reflexão. isto é fruto de um desencanto muito grande com a política”.

Azi recordou que esteve no mesmo campo político durante longos anos. “Agora estamos em lados opostos, mas sou forçado a reconhecer toda a qualidade e competência e toda a seriedade com que ele militou durante todo este tempo na assembleia”. Sobre a reflexão, o deputado do DEM, afirma que “é uma avaliação nossa, mas que está muito clara. Sobretudo, pela forma como tem se comportado (Penedo) nos últimos tempos. Meio que de despedida. Com a emoção aflorando. É uma decisão muito difícil para ele. A atividade política, ao contrário do que muitos pensam, é muito difícil e exige uma série de sacrifícios. A grande maioria daqueles que estão nesta vida, estão por amor. No momento em que um deputado como ele toma uma decisão como esta é preciso que todos, inclusive eu tenho feito, façam esta reflexão. Porque é sinal de que as coisas vão mal”.

Penedo assume a cadeira com a promessa de desenvolver um trabalho sério e independente no órgão que é responsável pelo julgamento das contas da Assembleia Legislativa e do governo do estado. Este ano, dois conselheiros se declaram impedidos de julgar as contas de Marcelo Nilo (PDT) por terem sido deputados em tempos passados. Resta saber se uma vez lá, Penedo se sentirá à vontade para emitir parecer técnico a respeito das contas da Alba e do governador. Wagner não agiu diretamente para viabilizar a indicação, mas, ao não se opor, contribuiu significativamente para a homologação e isso pode ser colocado, no momento oportuno, na mesa.


Nota postada às 14h do dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp