Geral

Centenário de Luiz Gonzaga é comemorado nesta quinta

Imagem Centenário de Luiz Gonzaga é comemorado nesta quinta
Em homenagem ao do Rei do Baião, os Correios lançam selo nas cidades de Juazeiro do Norte  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2012, às 08h55   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Completaria 100 anos nesta quinta-feira, 12 de dezembro de 2012, o compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Este, filho de Exu-PE, ícone da música nordestina, foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira e morreu em morreu em 1989.

Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Em homenagem ao centenário do Rei do Baião, os Correios lançam hoje um selo nas cidades de Juazeiro do Norte (CE), Recife e Exu (PE). Os selos terão tiragem de 300 mil exemplares, com valor facial de R$1,20 cada. A arte é do pernambucano Jô Oliveira, que utilizou vários elementos retratando a vida sertaneja do cantor e a música Asa Branca.

 Em primeiro plano, a imagem do cantor vestido com a tradicional roupa de vaqueiro nordestino e chapéu de couro, segurando uma sanfona. A coroa representa a majestosa obra do cantor, batizado de Rei do Baião por seus fãs.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp