Geral

Diretor da Faciba é preso por estelionato

Imagem Diretor da Faciba é preso por estelionato
Afonso Santana tentou apropriar-se de áreas particulares em Barra do Pojuca  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/12/2012, às 07h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O professor Afonso Santana de Miranda, de 54 anos, diretor proprietário da Faculdade de Ciências da Bahia (Faciba), foi preso em flagrante, na noite de quarta-feira (12), por tentar apropriar-se de áreas particulares na região de Barra do Pojuca, no litoral norte. Num terreno situado no Loteamento Paradise, na Estrada da Tiririca, Afonso afixou indevidamente uma placa com o símbolo da Polícia Civil, informando que o local pertencia à Associação dos Delegados do Estado da Bahia, entidade que não possui ali nenhum empreendimento.

No sítio Gênesis, o único supostamente pertencente ao golpista e onde ele costuma passar os fins de semana, o titular da 33ª Delegacia Territorial (DT/Monte Gordo), delegado Geraldo Adolfo Nascimento, encontrou outra placa, com o brasão da PM, informando ser o local de propriedade da Associação dos Policiais Militares do Estado da Bahia. Ao lado, no sítio Natividade, distante um quilômetro do Loteamento Paradise, também havia uma placa dizendo pertencer à Associação da PM.

Para o delegado, a intenção de Afonso Santana em tentar relacionar a propriedade do terreno e dos sítios a servidores das duas instituições policiais era intimidar os verdadeiros donos, buscando assim expandir criminosamente seu domínio territorial naquela região. “A área atribuída à Associação dos Delegados, por exemplo, pertencia a um homem, de prenome José que a vendeu a um comprador de prenome Leandro, tendo este se deparado ali, esta semana, com um grupo de homens capinando o local e que não permitiram seu acesso”, informou o titular da 33ª DT.

O GOLPE

A polícia tomou conhecimento do golpe quando José procurou a ADPEB para informar-se sobre a presença da placa da entidade de classe no terreno que lhe pertencera e fora adquirido por Leandro. O delegado Pietro Magalhães, da diretoria da ADPEB, foi acionado pelo colega Geraldo Adolfo e localizou Afonso Santana no prédio da Faciba, que fica quase em frente à sede da Associação dos Delegados, na Rua Direita da Piedade.

Conduzido à 33ª DT, em Monte Gordo, o diretor da faculdade foi autuado em flagrante por estelionato e por infringir o Artigo 296, Parágrafo 1º, Inciso III do Código Penal (usar indevidamente símbolos identificadores de órgãos da administração pública). Ele está custodiado na carceragem da Polinter, no Complexo Policial dos Barris.

*Com informações da Polícia Civil

Nota postada às 16h30 do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp