Geral

Saltur é a organizadora do Réveillon, diz Tinoco

Publicado em 27/12/2010, às 19h13   Ivana Braga



Presidente da Saltur, Cláudio Tinôco, em conversa com Zé Eduardo no Se Liga Bocão, falou sobre a festa de Réveillon nas praias de Salvador, afirmando que ainda não tem autorização da União para montar estruturas na areia das praias, mas que a prefeitura já tem tudo organizado para realizar a festa de final de ano.

Ao ser questionado sobre a falta de recursos, já que a prefeitura está com a cuia na mão, para contratar fornecedores, músicos entre outros itens para a realização do evento, Tinoco informou que a prefeitura conta com o apoio do governo baiano e parceria com a iniciativa privada.

Segundo ele, a sistemática de captação de recursos privados possibilitou que a administração alcançasse uma percentual de cerca de 80% de investimentos privados, especialmente noCarnaval. Elogiou a participação do governo e parcerias o empresariado, especialmente das cervejarias, que tem permitido a realização dos eventos sem envolver recursos tributários.

O presidenteda Saltur disse que o Réveillon é a segunda festa em atração de turista para a Bahia, o que gera uma maior movimentação  econômica, aumento de trabalho, arrecadação de tributos, importante para atração de investimentos para a cidade.

Tinôco criticou a proibição de uso das areias das praias de Salvador para realização de eventos, lembrando que isso no Rio de Janeiro é normal e na Bahia não é permitido. Ele citou o Especial de Final de Ano de Roberto Carlos, realizado na noite deste sábado (25), que levou cerca de 200 mil às praias de Copacabana, onde foi montado um grande palco.

O presidente da Saltur admitiu que o Réveillon de São Thomé de Paripe não acontecerá este ano. Mas, garantiu queima de fogo em Periperi e Tubarão.

Tinôco falou ainda sobre as estruturas de praia provisórias que serão instaladas para as festas de final de ano. Segundo ele, são 150 toldos cadastrados pela Sesp e liberados pelo Ministério Público. até o dia 2 de janeiro de 2011.  “Tudo está bem planejado pela pasta comandada pelo secretário Fábio Mota”, disse.

Em Cajazeiras vai ter Fora da Mídia, Márcia Short e Filhos de Jorge como atrações do palco montado no bairro. “Tenho muita expectativa com relação ao Réveillon de Cajazeiras”.

O presidente da Saltur foi questionado sobre a perda de espaço de Salvador para cidades do Nordeste, como Fortaleza, Racife e Maceió,como opção turística. Tinôco negou que tenha haviado perdido espaço. Ele disse que Salvador ainda pontua muito bem na receptividade de turistas, mas concordou que faltam atrativos.

Segundo ele, a capital baiana continua liderando como terceiro destino turístico, mas é preciso melhorar a infraestrutura e trabalhar bastante para manter essa posição conquistada.

Tinoco ressaltou que o estabelecimento de regras de desfile de blocos de trios foram definidas há 20 anos. Defendeu a renovação, afirmando que a Barra já está saturada, mas que nada pode ser feito .Segundo ele, com base no regulamento, não há como flexibilizar. É preciso modernizar e renovar as regras, mas sem pressão, na base da negociação.

Com relação a festa de Réveillon nos bairros, o presidente da Saltur explicou que a prefeitura conseguiu ampliar a oferta de shows para a área central da cidade, mas não haverá festa em outros bairros além de Cajazeiras, descartando a possibilidade de moradores da Liberdade poderem festejar a entrada do novo ano com shows na rua patrocinados pela prefeitura. “Gostaríamos de realizar o Réveillon em todos os bairros, mas isso não será possível. Não vai haver festa na Liberdade”, assegurou Tinôco ao ser questionado sobre a possibilidade.  

Projeto Pôr do Sol, do instrumentista Fred Menezes, na Ponta do Humaitá, e o Forró no Parque, evento realizado na concha acústica do Parque da Cidade, foram apontadas como alternativas culturais do verão promovidas pela prefeitura.

A Saltur é responsável por todas as festas do calendário oficial de Salvador, é o organizador do Réveillon, garantiu Cláudio Tinoco ao ser questionado sobre qual a empresa que está organizando a festa de final de ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp