Geral

Novos equipamentos ampliarão capacidade de atendimento do Cican

Imagem Novos equipamentos ampliarão capacidade de atendimento do Cican
O Centro Estadual de Oncologia em Salvador, terá mais três mamógrafos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/12/2012, às 12h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A partir da próxima quarta-feira (26), o Centro Estadual de Oncologia (Cican) passará a contar com mais três mamógrafos e um sistema de digitalização de imagens. A solenidade, que marca a entrada em funcionamento dos equipamentos, acontecerá às 9h e contará com a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. Também na quarta-feira, será inaugurado o novo Laboratório de Anatomia Patológica.

Esta solenidade, na quarta-feira, marcará também a transformação do Cican em um centro de referência para o tratamento de pacientes com câncer de mama com necessidade de uso de anticorpos monoclonais, como o Trastuzumabe. O medicamento será dispensado na unidade para as pacientes que apresentam a necessidade de tratamento com esse tipo de remédio.

Com a entrada em funcionamento dos três novos mamógrafos, a unidade terá ao todo cinco aparelhos, ampliando a sua capacidade de atendimento.  Juntamente com os equipamentos, o sistema de digitalização de imagens agilizará o processamento dos exames e dará mais confiabilidade aos diagnósticos.

O Laboratório de Anatomia Patológica, onde são feitas análises para o diagnóstico de câncer, contará com equipamentos modernos e terá seus processos quase que por completo automatizados. Com a modernização, haverá um aumento na capacidade e na velocidade do diagnóstico.
Para a melhoria do acolhimento do paciente, o mobiliário da área da recepção foi renovado e o número de atendentes do call center, para a marcação de consultas, aumentou de cinco para doze. O call center atende através dos números 0800 285 0006 e 3116-5563 (para ligações a partir de celular).

Serviço de excelência

O Cican, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), atende às seguintes especialidades: ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, oferece serviços de odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, todos voltados para o paciente oncológico. Ainda são realizados procedimentos diagnósticos, principalmente para câncer de próstata (biopsia guiadas por ultrasson) e de mama (cory biopsy - tecnologia avançada para o diagnóstico de câncer de mama). A unidade realiza diariamente mais de 1.200 procedimentos.

A unidade funciona na Avenida Vasco da Gama, ao lado da Hemoba e do Hospital Geral do Estado (HGE). Inaugurado em nova sede em 12 de junho de 1992, o centro foi idealizado pela médica Ilsa Prudente, que foi a primeira diretora. Anteriormente funcionava no Rio Vermelho, e tinha o nome de Centro Integrado de Controle do Câncer e só atendia a mulheres portadoras de câncer ginecológico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp