Geral

Políticos marcam presença no enterro de Dona Canô

Imagem Políticos marcam presença no enterro de Dona Canô
Lidice, Pelegrino e ACM Neto estiveram acompanhando o sepultamento da matriarca da família Velloso  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/12/2012, às 20h36   Redação Galáticos Online (Twitter: @Galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp


Emoção. Assim foi marcado o sepultamento do corpo de Claudionor Viana Teles Veloso, carinhosamente conhecida como Dona Canô, no município de Santo Amaro da Purificação, distante 72 quilômetros de Salvador, no recôncavo baiano. Amigos, familiares, baianos e turistas fizeram questão de comparecer à cerimônia na manhã desta quarta-feira (26), na igreja matriz da cidade.



Dentre os políticos que estiveram na cerimônia, o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), acompanhou a missa de despedida ao lado do seu pai Antônio Carlos Magalhães Júnior, e falou sobre a morte da matriarca da família Velloso. “Uma amiga da família Magalhães. Uma pessoa que dispensa comentários. Tudo o que falarmos aqui não será o bastante para descrever uma pessoa simples, amável, mãe de todos. Vai fazer muita falta.



O deputado federal petista Nelson Pelegrino também se fez presente na cidade e lamentou a morte de Dona Canô. “Uma pessoa afável, amável e que só fez o bem. Muito lúcida e simples. Uma verdadeira mulher que deixará saudade no coração de todos nós. Santo Amaro perdeu uma mãe”.

Pelegrino esteve acompanhado do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), que decretou luto oficial de três dias pela morte da matriarca da família Velloso. “Devemos imortalizar essa figura especial que é dona Canô. Ela era sinônimo de alegria e festividade. Uma pessoa iluminada que sem sobra de dúvidas deixará uma grande lacuna no coração dos santoamarenses, baianos e brasileiros”.



A senadora Lidice da Mata (PSB) também demonstrou seu amor por Dona Canô e acompanhou todo o cortejo que se formou pelas ruas da cidade. “O luto não será de três dias. O luto permanecerá eterno nos corações de todos que tiveram a oportunidade de conhecer essa pessoa espetacular. Santo Amaro foi dividido em antes e após Canô. Estamos muito tristes”.

O sepultamento de Dona Canô morreu na manhã de terça-feira (25. Até às 18h de ontem, o corpo da matriarca foi velado na casa da família, com a participação apenas de parentes e amigos. Em seguida, o corpo seguiu para o Memorial Caetano Veloso, também em Santo Amaro, onde aconteceu o velório aberto à população e admiradores. Às 9h desta quarta-feira uma missa de corpo presente na Igreja da Matriz na Praça da Purificação contou com a presença de centenas de pessoas.

O governador Jaques Wagner esteve, na tarde desta terça-feira (25), na casa da família Veloso e decretou luto oficial de três dias. Wagner disse que vai estudar com a família a melhor forma de prestar uma grande homenagem a Dona Canô. “Ela era uma mulher de muito carisma e personalidade e se destacou pelo que era e não só por ser mãe de dois grandes artistas (Caetano Veloso e Maria Bethânia). Fica a lembrança dessa mulher que era uma unanimidade no estado”.

Dona Canô morreu em casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação. Ela passou seis dias hospitalizada no Hospital São Rafael, em Salvador, de onde recebeu alta na última sexta-feira (21), para passar o Natal com a família. Vítima de isquemia transitória - falta de suprimento sanguíneo no cérebro -, Dona Canô sofreu com problema respiratório.

Dona Canô teve oito filhos, entre eles Caetano e Bethânia. Em outubro de 2011, perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória.

Matéria originalmente publicada às 13h36 do dia 26/12.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp