Geral

Cambistas agem sem fiscalização na fila do ferry-boat

Imagem Cambistas agem sem fiscalização na fila do ferry-boat
Bilhetes são vendidos ilicitamente por R$ 20 para quem quiser evitar fila   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/12/2012, às 09h03   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



Como se não bastasse a imensa fila que os usuários do sistema ferry-boat enfrentam para fazer a travessia Salvador/Bom Despacho, a desorganização e a falta de fiscalização "contribuem" para deixar a situação ainda mais caótica. Em média, sete horas estão sendo gastas para entrar em uma das embarcações. Os cambistam se aproveitam da situação e oferecem passagem mais caras para os usuários não enfrentem o tumulto na compra das passagens.

Fila preferencial, só na teoria. Na prática, o que ocorre é um amontoado desorganizado de pessoas que, sem fiscalização, tentam comprar suas passagens. A lei do mais forte impera. Quem for idoso ou tiver com crianças tende a ficar para trás.

A jornalista Adriana Roque, que fez a travessia para Bom Despacho ao lado da filha de 13 anos, relatou o sufoco que passou para comprar a passagem. "Cheguei 7h e só 13h conseguimos comprar as passagens. Quando chegamos na parte de dentro, perto da bilheteria, parecia um curral. Idosos, crianças de colo, adultos, todos misturados. Um passava na frente do outro. OS cambistas chegavam baixinho e ofereciam passagens no valor de 20 reais. A maioria não aceitava, mas teve uma mulher que foi para o canto com um deles e aceitou", declarou.

Apesar da falta de fiscalização, existe um controle feito para evitar a compra de mais de um ingresso por pessoa. Para comprar a passagem, é necessário apresentar um documento oficial. Quem quiser adquirir mais de um bilhete, tem que estar com a pessoa que vai utilizar o bilhete ao lado, também portando um documento oficial.

"Não tem com uma pessoa comprar mais de um para vender. Para mim, o cambista está comprando de uma outra forma ilícita", opinou a usuária dos sistema ferry-boat, Adriana Roque.



Fotos: Gilberto Júnior// Bocão News

Nota originalmente postada às 15h55 do dia 29

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp