Geral

Cerca de 40 lotéricas continuam sem funcionar

Imagem Cerca de 40 lotéricas continuam sem funcionar
Presidente do sindicato, Adão Hamad espera recuperar o prejuízo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/12/2010, às 18h21   Luiz Fernando Lima



Foto: Aristeu Chagas // Bocão News

O movimento nas lotéricas que funcionaram foi grande nestes dias principalmente por conta da Mega Sena da virada


Um dos setores mais afetados com a interrupção dos serviços da operadora de telefonia Oi foi o de lotéricas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lotéricos e Assemelhados e Correspondentes Bancários da Bahia (Sinloba), Adão Hamad, os prejuízos são grandes.
Na última quarta-feira (29), o sindicato realizou uma pesquisa em Salvador para saber quantas lojas ainda estavam sem sistema. Segundo Hamad, das 40 lotéricas pesquisadas nove estavam fora do ar. “Se pegarmos o percentual e projetarmos para todas as 180 existentes na cidade, podemos dizer que cerca de 40 não estavam funcionando”, afirmou.

Apesar de ser uma projeção, como as que são feitas em outras pesquisas, não se pode dizer se o número de lojas afetadas é maior ou menor do que o projetado. “Desde o dia 21, quando aconteceu o incêndio no prédio central, cerca de 80 lotéricas ficaram sem serviço”, revela.

A situação se estende a quase todos os municípios baianos. O presidente do Sinloba afirmou que em Feira de Santana, das 25 lotéricas sete não estavam funcionando ontem. “Em Jequié apenas uma continuou e em Itamaraju as duas que existem não funcionam desde o incidente”.

O sindicato ainda não decidiu quais as medidas que serão adotadas para minimizar os prejuízos. Hamad explica que o setor jurídico da entidade representativa tenta elaborar a melhor defesa dos lotéricos. Isto porque, o contrato deles é com a Caixa Econômica Federal, no entanto, a Caixa contratou a empresa Vicom para administrar o banco de dados e a Vicom contratou a operadora Oi para prestar o serviço.

“Temos uma reunião agendada com o vice-presidente da Caixa para o próximo dia 5. O presidente do sindicato de Pernambuco também estará lá”, disse Hamad. De acordo com ele, lotéricas de Sergipe, Alagoas e Pernambuco tiveram os seus trabalhos interrompidos.
Em janeiro, após a reunião no banco estatal vai acontecer uma assembleia na Bahia para decidir quais serão os próximos passos.

População

Hamad afirmou que o cidadão é o maior prejudicado com toda esta situação. Segundo ele, há cidades que não tem bancos próximos e que todos os serviços bancários são realizados pela casa lotérica local.

“Pagamento de contas, recebimento do 13º salário, do salário, seguro desemprego, bolsa família, aposentadoria, resgate do FGTS. Nós somos solidários à população que vive um verdadeiro drama neste período de fim de ano. Muita gente não teve como tirar dinheiro para suprir necessidades básicas durante estes dias”, revela Hamad.

Diante desse quadro a Vicom teria fornecido um Kit Antena para que os trabalhos pudessem ser retomados. No entanto, em diversos locais o kit foi entregue, mas não instalado. “Na maioria dos casos, até ontem, a instalação não tinha sido feita”, disse o presidente do sindicato.

Hamad revela ainda que apesar de nenhuma decisão ter sido tomada a tendência é de que uma ação seja movida contra a Caixa e consequentemente contra a Vicom e a Oi.

Foto: Aristeu Chagas // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp