Geral

Bonfim: jegues são permitidos na Lavagem

Imagem   Bonfim: jegues são permitidos na Lavagem
Liberação foi concedida pelo TJ em agosto do ano passado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/01/2013, às 08h14   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Este ano os jegues estão liberados pelo Tribunal de Justiça da Bahia para participarem da festa. A presença de animais conduzindo carroças na Lavagem do Senhor do Bonfim foi autorizada pelos desembargadores em agosto do ano passado. A decisão, tomada com 24 votos a favor da participação dos animais e 10 contra, suspendeu os efeitos de uma liminar concedida pelo juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública da capital, de janeiro de 2011, que vetava o desfile de animais.

Foi a Prefeitura de Salvador que solicitou a suspensão da liminar, pedida por duas entidades protetoras dos animais - a Associação Brasileira Terra Verde Viva e a Associação Célula Mãe -, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A justificativa dos desembargadores que votaram a favor é a preservação da tradição do desfile dos jegues na festa, desde que sob fiscalização para impedir maus- tratos. As ONGs, no entanto, criticam a posição da Justiça.

Por meio da assessoria, o prefeito ACM Neto se declarou contrário à participação de animais na festa, em função da possibilidade de maus tratos. No entanto, a assessoria reforçou que não há impedimento legal para a participação dos animais.

Foto: Reprodução / TV Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp