Geral

“Revolta do buzu” para trânsito em Salvador

Imagem  “Revolta do buzu” para trânsito em Salvador
Estudantes reeditam protesto contra reajuste do transporte e congestinam trânsito da Rótula do Abacaxi ao Iguatemi  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/01/2011, às 19h22   Natália Aguiar




A “revolta do buzu” levou cerca de 400 estudantes de Salvador às ruas na tarde desta segunda-feira (3) para protestar contra o aumento da passagem de ônibus que passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 neste final de semana.


O protesto contra a decisão imposta pelo prefeito de Salvador João Henrique, que baixou decreto reajustando a passagem de ônibus às vésperas do Natal, aproveitando o recesso de final de ano da Câmara Municipal, e pegando todos de surpresa, começou na Estação da Lapa, onde os jovens se concentraram, saiu em direção à Rótula do Abacaxi, seguindo para a Estação de Transbordo do Iguatemi. Durante o trajeto, o trânsito ficou bastanbte comprometido, com engarrafamento nessas regiões.


O movimento, que recebeu tambémo nome de“Exú Tranca-Ruas”, além de reivindicar a redução da tarifa e congelamento do preço por mais 2 anos, pede por melhores condições no transporte público; aumento e regulamentação dos postos de recarga do Salvador Card, que atualmente contra com três unidades; aumento da frota de coletivos; opção de recarga antecipada; fim da taxa de revalidação dos cartão de meia passagem; reforma das Estaçõers de Transbordo do Iguatemi e da Lapa; e passe-livre estudantil.


 Aos gritos de “João, o traidor” e “Fora João”, os estudantes marcaram sua insatisfação contra o que consideraram "arbitrariedades" do prefeito de Salvador.

A manifestação foi pacífica e os estudantes contaram a presença da Polícia Militar que garantiu a segurança dos presentes durante o movimento.


Conforme os estudantes, a manifestação vai acontecer todos os dias até o prefeito atender uma comissão para dialogar sobre o aumento da tarifa do transporte público e voltar atrás na sua decisão, conforme informou o estudante universitário Francis Veiga.

Nesta terça-feira (4) os protestos, organizado por entidades estudantis como UNE, UEB, UBES, ABES, CUCA, vão se repetir na Estação da Lapa a partir das 10h.

Fotos: Aristeu Chagas // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp