Geral

Terminal de Plataforma sofre com abandono

Imagem Terminal de Plataforma sofre com abandono
Moradores são vítimas da falta de segurança e degradação do local  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/02/2013, às 07h56   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Lixo, degradação e abandono. Esse é o cenário atual do Terminal Marítimo de Plataforma, ponto de embarque da Travessia Plataforma-Ribeira, que liga o Subúrbio Ferroviário de Salvador até a região da península Itapagipana na Cidade Baixa de Salvador. A importância do transporte para os moradores, sobretudo os estudante, da região não foi suficiente para manter o funcionamento do equipamento que sofre com a depredação e falta de segurança e manutenção por parte da prefeitura de Salvador.

A denúncia parte do site Subúrbio News que flagrou o estado do terminal. Mesmo sendo um dos cartões postais da região, os frequentadores são obrigados a sentir o mau cheiro das fezes que estão espalhadas por toda a parte, atraindo insetos e ratos.

Outro problema grave identificado é a insegurança, fruto da falta de policiamento da região. A violência obrigou os funcionários abandonarem o local em função dos assaltos e depredações ao patrimônio público. O saldo do abandono está visível nas portas arrombadas, nos vasos sanitários destruídos e em diversos pontos a fiação arrancada.

Outra denúncia feita pelos moradores foi a falta de providência quanto ao uso do imóvel por parte das crianças da região que se arriscam ficando no teto do Terminal e da Ponte para mergulharem. "Essas crianças se arriscam aqui diariamente. E a prefeitura não toma conhecimento. Eles pulam e ficam perto daqueles fios que estão em contato com o mar e a prefeitura só tomará providências depois que acontecer uma morte aqui", afirmou Carlos Antônio, morador do local.

Dona Ana Cristina, também moradora do local, desabafa sobre o descaso, "as pessoas vem conhecer o nosso subúrbio e se deparam com essa coisa horrorosa, essa situação lastimável  Como se aqui só vivessem cachorros e gente imundas  A prefeitura já tem conhecimento e faz de contas que nada está acontecendo. Será que vale mesmo apena pagarmos o IPTU?"
"Os assaltantes praticam os assaltos aqui em plena luz do dia. E o que podemos fazer? Nada.

"Eu mesmo já fui assaltado três vezes e tenho que ficar calado, pois preciso do transporte para chegar ao meu trabalho", denuncia Diogo, morador que sofre com a violência do bairro.

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), responsável pelo terminal, informou que medidas estão sendo adotadas para o funcionamento do local.


Postada às 11h45 do dia 16 de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp