Geral

MEC vai comprar 10 milhões de dicionários

Publicado em 07/01/2011, às 07h00   Redação Bocão News e Agência Brasil



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 10 milhões de dicionários de português para serem distribuídos às escolas públicas de educação básica em 2012. A estimativa é que cada exemplar tenha o custo médio de R$ 10, o que vai representar um investimentoda ordem de R$ 100 milhões. 

Responsável pela aquisição e distribuição dos livros didáticos aos alunos da rede pública, o FNDE é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), O edital convocando as editoras será divulgado nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União.

As editoras terão 90 dias para inscrever as obras e os materiais serão distribuídos no início de 2012 para serem utilizados no próximo ano letivo. Os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009. A última vez que o FNDE distribui esse material foi em 2006, antes das mudanças.

O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, os livros didáticos distribuídos, em 2009 e 2010, para alunos do ensino fundamental são adaptados. Agora, falta adequar os materiais dos estudantes do ensino médio. “Em 2012, renovaremos os livros do ensino médio e, então, teremos 100% dos materiais dentro da nova regra”, disse.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp