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Tarifa do Ferry Boat pode ficar mais cara

Imagem Tarifa do Ferry Boat pode ficar mais cara
Otto Alencar decidiu que a operação do sistema ficará a cargo da Internacional Marítima  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/03/2013, às 06h10   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)



De acordo com informações do vice-governador do estado, Otto Alencar, desde 2009 o Sistema Ferry Boat que faz a travessia Salvador-Itaparica não sofre aumento nas passagens. Dessa forma, durantes os seis meses em que a Internacional Marítima assume a travessia, o governo do estado vai avaliar a possibilidade. “O aumento ainda não é uma realidade. Mas em 2011 houve um pedido de 20% da TWB e chegamos a negociação de 5,1%, mas como não houve o cumprimento de manutenção para o funcionamento dos ferries por parte da empresa, nós não aumentamos”, disse em coletiva na manhã desta quarta-feira (13), na Agência Estadual de Regulação (Agerba), no CAB.

Após parecer técnico da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, que comprovou diversas irregularidades cometidas pela TWB, um decreto foi assinado pelo governador do estado, Jaques Wagner (PT), finalizando o processo. Com isso, a empresa Internacional Marítima foi escolhida para operar o Sistema Ferry Boat. Segundo o procurador Marcos Viana, os critérios de escolhas se basearam em “capacidade de operação, trato com os passageiros, propriedade e pertinência da empresa”. O sistema está sob intervenção do Estado desde o dia 20 de setembro de 2012.

Agora, com a Internacional Marítima no comando, a empresa fica responsável pela manutenção e funcionamento das embarcações e não receberá recursos públicos. O sistema será gerido apenas com o dinheiro arrecadado das tarifas para o pagamento de funcionários e outras despesas.

Irregularidades

Entre tantas irregularidades, talvez a que chama mais atenção é o fato de o dirigente da TWB, Reinaldo Pinto, ter feito uso de R$ 1,2 milhão que foram transferidos do caixa da empresa diretamente para a sua conta pessoal. Fato constatado pela Procuradoria e dito repetidas vezes pelo vice-governador. “O sistema se demonstrou deficitário, a situação estava incontrolável. Haviam férias vencidas dos funcionários, falta de recolhimento de tributos, INSS, FGTS...”, comentou.
Investimentos

Durante os cinco meses de intervenção do Estado, a secretaria de Infraestrutura reformou os ferries Pinheiro (encontrado com chapa, casco furado e sem motores), o Agenor Gordilho, o Rio Paraguaçu e Juracy Magalhães. As duas últimas embarcações adquiridas pelo estado, Maria Bethânia, o Anna Nery e Ivete Sangalo passaram por reformas. 



Publicada no dia 13 de março de 2013, às 11h20 e 
atualizada às 12h08

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