Geral

OAB e ong querem barrar animais na festa do Bonfim

Publicado em 09/01/2011, às 16h07   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), em parceria com as organizações não governamentais Terra Verde Viva, Animal Viva e Célula Mãe, ajuizaram, na note deste sábador (8), ação cautelar para proibir a presença de animais na Lavagem do Bonfim, que acontece quinta-feira (13).

A ação, cuja entrada foi no Fórum Especial Criminal, denuncia a prefeitura e a empresa Salvador Turismo (Saltur) pela ocorrência de maus tratos e falta de fiscalização do tratamento dado aos animais no ano passado, e pede a proibição da presença deles na festa deste ano. 

O presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, se posiciona contra a ação e diz que só impedirá a participação de jegues e cavalos se houver uma determinação judicial proibindo a presença dos animais no cortejo.  

Historicamente,a participação desses animais sempre foi registrada na festa do Bonfim. No ano passado, ongsde defesa dos animais tentaram impedir a presençade jegues e cavalos, mas a justiça permitiu a participação dos animais, determinando que a prefeitura fiscalizasse para que não houvesse maus tratos.

De acordo com as ong, a prefeituranão teria cumprido a determinação, o que é admitido por Tinôco que justifica que não foi apontado o órgão paea fiscalizar e que a Saltur não tem essa competência nem recursos humanos capacitado para tal atividade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp