Geral

Deputados federais se reúnem para discutir contaminação em Santo Amaro

Imagem Deputados federais se reúnem para discutir contaminação em Santo Amaro
População vem sofrendo com as consequências da poluição pelo chumbo e cádmio em nível endêmico  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/03/2013, às 12h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza às 14h desta quarta-feira (27) audiência pública para debater a contaminação do solo por chumbo em Santo Amaro da Purificação (BA). O debate foi proposto pelo deputado Roberto de Lucena (PV-SP). Eles dizem que a população da cidade vem sofrendo nos últimos 40 anos as consequências da poluição e a contaminação pelo chumbo (Pb) e cádmio (Cd), em nível endêmico.

Os deputados afirmam que, durante 33 anos de operação, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da empresa francesa Penarroya Oxide S.A., contaminou o município do Recôncavo Baiano com milhões de toneladas de rejeito e cerca de 300 mil toneladas de escória (uma mistura de terra com alta concentração de chumbo).

Por causa do excesso de metais na água e no solo, foram identificadas doenças como anemia, câncer de pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares e alterações psicomotoras.

Participam da audiência representantes dos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Trabalho e Emprego, o procurador Geral de Santo Amaro da Purificação, Leandro de Almeida Vargas, o presidente da Associação das vítimas da contaminação por chumbo, cadmio, mercúrio e outros elementos químicos (Avicca), Adailson Pereira Moura e o procurador Municipal de Santo Amaro, Itanor Neves Carneiro Júnior.

Esta é uma nova tentativa da comissão de se reunir. Até hoje, a comissão não conseguiu realizar votações devido aos protestos realizados por manifestantes da área de direitos humanos contra a permanência do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência do colegiado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp