Geral

PM reforça esquema de policiamento para Lavagem do Bonfim

Publicado em 12/01/2011, às 07h02   Redação Bocão News



Nesta quinta-feira (13), acontece em Salvador o mais tradicional festejo popular, a Lavagem do Bonfim. A festa inicia às 9 horas com saída do cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ao lado do Elevador Lacerda, e segue até a Colina Sagrada, no Bonfim.

O trajeto de 12 km é seguido por políticos, fiéis, turistas que, entre o religiosos e o profano, fazem da Lavagem do Bonfim uma das principais festas populares do calendário baiano, perdendo apenas para o carnaval.  

Diante do grande número de pessoas que participam do evento, especialmente turistas, a segurança torna-se uma preocupação das autoridades policiais. Por isso, a Polícia Militar (PM) reforça o esquema depoliciamento adotando algumas medidas de prevenção.

De acordo com informações da PM serão cerca de 2.474 policiais militares espalhados no percurso do cortejo.  Além de 190 bombeiros.

O efetivo será distribuído entre a Avenida Contorno e a Colina Sagrada, com 44 pontos de interdição de tráfego de veículos. A operação especial será comandada pelo coronel Francisco Luís Telles de Macedo, do Comando de Policiamento Regional da Capital Baía deTodos os Santos.

O grupamento contará com o apoio da 14ª CIPM, 16ª CIPM, 17ª CIPM, 18ª CIPM, 19ª CIPM, além dos Batalhões de Apoio Operacional, de Choque e de Guarda.

A Rondas Especiais Rondesp, as Companhias Independentes e de Proteção Ambiental, o Esquadrões de Polícia Montada, o Águia, e o Grupamento Aéreo (Graer) reforçam o esquema policial montado pelaPM baiana para garantir o máximo de segurança dos participantes da festa.

A PM faz algumas recomendações aos participantes do evento buscando uma maior proteção, entre elas estão:

evitar levar para o circuito cartões de crédito, talões de cheque e dinheiro acima do necessário;  não ostentar joias nem grandes quantias em dinheiro; evitar levar bolsa, máquina fotográfica ou filmadora para os locais de grande concentração; não fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas, e se estiver dirigindo passar a condução do veículo para alguém habilitado que não esteja bebendo; identificar as crianças com cartões, especificando o nome, filiação, endereço e telefone para contato, mesmo que a criança já consiga se comunicar.

A PM recomenda, também, que em casos de dúvidas, informações, orientações ou necessidade de apoio seja procurada uma patrulha da PM. Solicita, ainda, que quem testemunhar algum crime informe rapidamente, o que pode ser feito pelos telefones 190 (Central de Polícia), 0800 2840011. Disponibiliza aindao número 3235-0000 (Disque Denúncia).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp