Geral

Comerciários promovem paralisação

Imagem Comerciários promovem paralisação
Categoria se reúne nesta quarta-feira e pretende parar atividades na quinta e domingo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/04/2013, às 14h43   Fabíola Lima (Twitter: @fabiolalimaa)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (17) o Sindicato dos Comerciários faz protesto em frente ao shopping Center Lapa, no centro de Salvador. Os lideres sindicais convocam a categoria para uma grande manisfestação que será realizada nesta quinta-feira (18), às 9hs, com saída da Casa de Itália – Campo Grande, em direção à Praça Castro Alves. A palavra de ordem é: “apague a luz e saia”.

De acordo com o Alfredo Santiago, diretor de comunicação do sindicato, “os empresários não abrem mão da abertura das lojas nos feriados e congelaram salário dos trabalhadores por 14 meses sem reajuste”, disparou. A reportagem tentou sem sucesso falar com o Sindilojas.

Ainda de acordo com Santiago, Salvador tem mais de 122 mil trabalhadores no comercio e 50 mil são associados ao sindicato. E a decisão de não abrir mão da folga no feriado seria unanime. “São festejos tradicionais que não fazem parte de acordo coletivo como: São João, carnaval e sexta-feira Santa”, disse.

Diante da imposição dos patrões e na recusa de sentar à mesa com os trabalhadores, e tendo em vista que a Convenção Coletiva 2013 ainda não foi assinada, o sindicato programa ainda o fechamento do comercio no dia 21. Caso as empresas abram, o Sindicato entrará com ações na justiça do trabalho.

O sindicato dos comerciários emitiu nota sobre manifestações:

Os trabalhadores comerciários vão realizar uma manifestação nesta quinta-feira (18/4), às 9hs, com saída da Casa de Itália (Campo Grande) em direção à Praça Castro Alves, para protestar contra a abertura do comércio no domingo, feriado de 21 de abril. De acordo com a Lei Municipal 6.940/06, que estabelece regras para a abertura do comércio nos domingos e feriados, para funcionar nestas datas deverá haver acordo entre entidades patronais e sindicais, registrado em Convenção Coletiva de Trabalho. Tendo em vista que o último acordo venceu em 28/02/2013 e até o momento não houve consenso, caso o comércio abra o Sindlojas poderá ser punido pela Justiça do Trabalho, como aconteceu na sexta-feira Santa (29/03/13), quando a justiça aplicou multa no valor de R$ 10mil por cada loja aberta.


Nota originalmente postada às 9h do dia 17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp