Geral

Passarelas na Heitor Dias devem ser entregues em agosto

Imagem Passarelas na Heitor Dias devem ser entregues em agosto
“Já testemunhei três acidentes com uma morte causados pela falta destas passarelas”, disse morador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2013, às 18h03   Fabíola Lima (Twitter: @fabiolalimaa)




Na prática, segundo a cúpula do governo estadual e municipal, a nova Via Expressa Bahia de Todos os Santos, que teve a ordem de serviço para construção das quatro passarelas assinada na manhã desta quinta-feira (2), deve “desafogar” o fluxo de veículos nas principais vias de Salvador e facilitar a vida de pedestres que transitam entre os bairros vizinhos.

A autorização da obra foi realizada na Avenida Heitor Dias, em Salvador, com a presença do ministro dos Transportes, César Borges, o governador Jaques Wagner, o prefeito ACM Neto e outros políticos.

Quem trafega nas avenidas Paralela, Bonocô, San Martin ou outras de intenso fluxo e se vê submerso entre os veículos durante horários de maior intensidade no trânsito na capital baiana, sabe que o termo “desafogar” é mesmo o apropriado. O problema, em muitos casos, é causado pelo serviço de carga e descarga.  Quanto às passarelas, moradores da região amargarão o perigo na travessia das vias até o final de agosto.

Com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, serão construídas duas passarelas destinadas aos pedestres na Avenida Heitor Dias, uma na Avenida Barros Reis, e outra na Estrada da Rainha. Todas as estruturas contarão com elevadores hidráulicos para uso dos portadores de necessidades especiais. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

“A Via Expressa Bahia de Todos os Santos Esta é a maior intervenção urbana em Salvador. E deve ser concluída até o final de agosto deste ano. Como uma nova alternativa, ela não só desafogará as vias, como será importante também para os pedestres que transitam entres os bairros vizinhos”, disse o governador Jaques Wagner.

Aproveitando o ensejo, o recém-nomeado ministros dos Transportes, César Borges, aproveitou para declarar que vai viabilizar outras obras para a Bahia.  “Esta é uma ação perto do que Salvador precisa. Quero aproveitar para dizer que nesta gestão pretendo contribuir para outras obras em na capital e interior”, disse Borges.


Para Neto, a obra deve ajudar no caos que se tornou o trânsito de Salvador. “Quando inaugurada, ela vai permitir que o fluxo de veículos pesados sejam desviados das vias. Uma solução automática”, complementou o prefeito.

Uma importante participação se fez presente na assinatura da do serviço. O morador de Cidade Nova, Luiz Araújo, que segundo ele, já testemunhou uma morte e dois atropelos na Via Expressa Bahia de Todos os Santos. “Eu vim até aqui para ouvir as promessas declaradas. Desde o início das obras eu já testemunhei três acidentes com uma morte causados pela falta destas passarelas que serão construídas. Espero que o prazo dado seja cumprido. Consegui falar com o governador e espero que ele cumpra com a palavra”, disparou Luiz, que mora no bairro há mais de 40 anos.



Serviço

As obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos prosseguem, com 93% dos serviços já executados e intervenções em andamento, como a execução de passeios na Barros Reis, conclusão dos túneis na Soledade, execução de macrodrenagem e terraplenagem na Estrada da Rainha, e, ainda, a finalização de quatro viadutos na Baixa de Quintas e outro no Comércio, que ligará a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Maior intervenção viária sendo executada em área urbana, no Brasil, ligando a BR-324 ao Porto de Salvador, a Via Expressa contempla a construção de três túneis, 14 viadutos e 10 faixas (quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus), ciclovia com três metros de largura e 35,5 mil metros quadrados de passeio, além das quatro passarelas.

Resumo das Intervenções:

Passarela 01 – Via Expressa – Km 0,9 (Estrada da Rainha)
Local: Próximo ao Vale do Queimadinho
Dimensão: 229 m de comprimento x 2,60 m de largura;
Passarela 02 – Via Expressa – Av. Barros Reis
Local: Próximo ao Atacadão
Dimensão 175 m de comprimento x 2,60 m de largura;
Passarela 03 – Via Expressa – Km 2,3 (Av. Heitor Dias)
Local: Próximo à Ladeira do Capoteiro
Dimensão 217 m de comprimento x 2,60 m de largura;
Passarela 04 – Via Expressa – Km 2,8 (Av. Heitor Dias / Rótula do Abacaxi)
Local: Ao lado da Login Informática
Dimensão 234 m de comprimento x 2,60 m de largura.


Fotos: Roberto Viana Bocão News

Nota originalmente postada às 10h do dia 2

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp