Geral

5G será acionado em Salvador nesta terça-feira (16)

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 15/08/2022, às 10h33   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

As operadoras de telefonia poderão ativar suas redes de internet móvel 5G em Salvador a partir desta terça-feira (16), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outras cidades que também terão o serviço ativado são Curitiba (PR) e Goiânia (GO).As três capitais se somam a Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB).

Segundo o Money Report, a data foi confirmada pelos integrantes do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz. 

O Gaispi é formado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações e de empresas, incluindo as de radiodifusão afetadas pelo projeto. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

O Grupo também decidiu recomendar ao Conselho Diretor da Anatel a ampliação por mais 60 dias do prazo para que o sinal comece a ser liberado em outras 15 capitais. Inicialmente, a tecnologia deveria estar disponível em todas as capitais até o fim de setembro, mas, segundo a Anatel, pode ser necessário dilatar o prazo para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa de 3,5 GHz e resolver eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS).

Assim, se o Conselho Diretor da Anatel aprovar a sugestão do Gaispi, até 28 de outubro, a faixa de 3,5 GHz deverá estar disponível, livre de interferências, em Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Luís e Teresina. Com isso, as empresas teriam até 27 de novembro para ativar o serviço.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp