Geral

Informações policiais do site da SSP são deficientes

Imagem Informações policiais do site da SSP são deficientes
Depois da censura à Centel, ocorrências são divulgadas com atraso e insuficiência de dados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/01/2011, às 11h50   Liz Silveira


FacebookTwitterWhatsApp

Caso a finalidade da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ao proibir a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) de repassar informações para a imprensa tenha sido diminuir o "índice de violência local", conseguiu. Afinal, de acordo com as atualizações defasadas do site da SSP (única fonte de informaçõs policiais do estado), os crimes tem intervalos de horas e até dias para acontecer.

No último final de semana, o site oficial não foi atualizado, já que os órgãos do governo não funcionam nos finais de semana e feriados. Logo, ao que parece, a população não terá acesso às notícias atualizadas sobre a criminalidade do estado nem aos sábados, domingos ou feriados.

Outro grave problema nos boletins policiais no site em questão é a escassez de detalhes disponíveis e a falta de clareza. Às 3h45 da tarde de ontem, foi divulgado um balanço das "principais ocorrências" que aconteceram entre as 19h do mesmo dia e as 7h de hoje (18). Ou ocorreu algum erro no sistema digital da SSP ou agora estão trabalhando com previsões também. Além disso, só é repassado o número de crimes, nomes de vítimas e local do ocorrido.

Em nada se parece com o que foi prometido pelo sistema estadual e confirmado pelo chefe da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), em entrevista ao Programa do Bocão, apresentado por Zé Eduardo, na manhã desta terça-feira: informações completas em tempo real e com transparência

Imagem capturada do site da SSP-BA


O que está acontecendo vai na contramão do que a assessoria de Comunicação da SSP-BA garantiu ao Bocão News na semana passada, quando foi dito que a medida havia sido tomada como forma de assegurar à sociedade maior "transparência, conteúdo e responsabilidade" nas informações.

Uma das principais preocupações da imprensa era o tempo que as ocorrências policiais demorariam para serem divulgadas no site, mas, ainda de acordo com a assessoria, tudo seria transmitido "em tempo real". Já que é assim, o tempo real do governo Wagner precisa ser revisto. No final de semana, a última informação postada no site foi no início da noite. 

Imagem capturada no site da SSP-BA


O quadro atual em muito remete ao que acontecia quando o Partido Trabalhista (PT) acusava o governo carlista de omissão e manipulação de informações. O que se espera de um governo que se autodemomina "democrático e republicano" não é a "transparência turva" atualmente oferecida.

Essa nova forma de censura é uma tentativa desesperada de varrer a sujeira para debaixo do tapete. Coibir os órgãos oficiais, como a Centel, de mostrar à população que a segurança do estado está fugindo do controle dos governantes não vai calar a boca da imprensa, muito menos reduzir os índices verdadeiros da violência que se revelam a cada assassinato,a cada assalto, a cada roubo, batendo diariamente na porta dos baianos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp