Geral

Cai helicóptero do Exército que apoiava ações do Rio

Publicado em 20/01/2011, às 15h30   Agência Brasil



Um acidente com um helicóptero do Exército, modelo Esquilo, que fazia distribuição de alimentos e remédios no Campo do Coelho – área agrícola de Nova Friburgo, próxima à estrada que liga a cidade a Teresópolis – provocou a queda da aeronave pouco depois do meio-dia desta quinta-feira (20).

A aeronave transportava três militares do Exército e dois civis: o ouvidor da prefeitura da Teresópolis, Ricardo Raposo, e o presidente da Cruz Vermelha de Teresópolis, Herculano Abraão.

Apesar do susto e dos danos no helicóptero, todos os tripulantes e passageiros passam bem. As informações foram divulgadas em nota pelo Exército. A queda aconteceu a poucos metros do solo, durante operação de pouso. 

 Um dos voluntários sofreu escoriações e foi atendido no hospital de campanha do Corpo de Bombeiros, na Praça da Matriz, centro de Friburgo, levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), com um colar cervical. Um dos militares está sendo levado para o Hospital Central do Exército (HCE) em Benfica, zona norte do Rio.

O Comando Militar do Leste informou que o acidente ocorreu devido aos fortes ventos no momento da decolagem. Uma fonte ligada às operações aéreas na região serrana explicou ao site de VEJA que a frente do helicóptero se elevou demais e fez com que o rotor de cauda tocasse o solo. Em seguida, com o rotor danificado, a aeronave tombou.

O modelo Esquilo é o mesmo empregado pelas polícias do Rio e de São Paulo, além de ser usado por companhias de táxi aéreo. A aeronave custa cerca de 2 milhões de reais, mas, com os equipamentos de navegação instalados pelo Exército, este valor pode até dobrar.

Os nomes dos militares ainda não foram divulgados, mas sabe-se que o piloto é um capitão do Exército habilitado para comandar este tipo de aeronave em 2010. Apesar da formação recente, é considerado experiente e acumula mais de mil horas de voo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp