Geral

Funcionários de hotéis paralisam atividades na Copa das Confederações

Imagem Funcionários de hotéis paralisam atividades na Copa das Confederações
De acordo com sindicato da categoria, seleções de futebol ficarão sem serviço em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/06/2013, às 11h55   Alessandro Isabel (Twitter @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

Às vésperas das partidas de futebol válidas pela Copa das Confederações, em Salvador, cerca de 700 funcionários do Gran Hotel Stella Maris, Catussaba Resort Hotel e Catussaba Business resolveram cruzar os braços por tempo indeterminado.

Os empreendimentos estão credenciados pela FIFA para receber as seleções do Uruguai - que enfrenta a Nigéria na quinta-feira (20) -, e do Brasil – que no próximo sábado (22) entra em campo contra a Itália. As partidas serão disputadas na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Segundo José Ramos, presidente do Sindihotéis, a mobilização é para chamar a atenção da sociedade para a situação dos trabalhadores que irão prestar serviços para as delegações e jogadores. “A luta por uma campanha salarial justa é de interesse de todos os trabalhadores que prezam por melhores condições de trabalho, além de salário e benefícios justos, que valorizem a mão de obra do trabalhador que recebe bem o turista”, afirma Ramos, que nessa segunda-feira segue acampado em frente ao Catussaba.

“São 5,9 milhões de turistas brasileiros de outros estados e estrangeiros que escolhem a Bahia como destino turístico. Os grandes eventos que estão programados para a capital e interior devem atrair muitos turistas e os patrões precisam se conscientizar de que os trabalhadores devem ser bem remunerados, pois vem muito trabalho por ai”, afirmou para a reportagem do Bocão News.

Segundo Ramos, o SindiHotéis está em negociação há sete meses com o empresariado de hotéis, mas sem nenhum avanço. “Os patrões ofereceram 5% de aumento, enquanto o que queremos e 10%. A maioria dos trabalhadores recebem salário mínimo e eles se negam a pagar o mínimo para aqueles que os servem e fazem crescer”.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (SHRBS), Sílvio Pessoa, disse que lamenta a posição tomada pelo sindicato e espera que seja cumprida o que foi acordado nas reuniões com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Ainda segundo Pessoa, nestas reuniões na SRTE o sindicato patronal acatou a sugestão do auditor mediador, onde o patronal solicitava a Intrajornada de Trabalho de no máximo até 3 horas. “Nesta oportunidade, mesmo vindo de 18 meses de resultados negativos o Sindicato Patronal também ofereceu o repasse do valor integral do INPC (6,20%) para salários acima do piso, bem como, valores de pisos diferenciados por categoria conforme acordado”, afirma, salientando que está aberto para sentar e negociar com a categoria, mas não informou se acataria o pedido.

De acordo com José Ramos, a mobilização teve início em Stela Maris, mas vai se expandir para outras unidades de Salvador a exemplo do Hotel Deville, que vai hospedar a seleção nigeriana, e o Hotel Matiz, que vai receber a delegação italiana.

A reportagem do Bocão News manteve contato com o Gran Hotel Stella Maris, Catussaba Resort Hotel e Catussaba Business e os funcionários confirmaram que os serviçosestão comprometidos e sendo prestados por trabalhadores de plantão.

Sobre a perspectiva de recepção de turistas durante o evento esportivo, a secretaria de Turismo do Estado acredita que 85% dos leitos de hotéis da capital baiana estarão ocupadas para o clássico Brasil x Itália. Ainda segundo a Setur, Salvador é o principal parque hoteleiro entre as capitais do Nordeste com 37 mil leitos. A capital baiana conta ainda com o reforço da hotelaria do Litoral Norte, que está a menos de 100 quilômetros do Centro da cidade.

Confira abaixo os hotéis credenciados pela Fifa, em Salvador:

Sheraton – Fifa
Pestana – Equipe Match / operadores
Deville – Delegação da Nigéria / depois delegação que vai disputar o 3º lugar
Stella Maris – Delegação Brasileira
Catussaba – Delegação do Uruguai / depois delegação que vai disputar o 4º lugar
Matiz – Delegação da Itália
Ibis Mercury – Rio Vermelho – credenciados para a imprensa
Golden Tulip – credenciados para a imprensa
Bahia Othon Palace. – credenciados para imprensa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp